Rumos da Energia

A AEAS (Associação de Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba) em parceria com o Jornal Cruzeiro do Sul, promoveram no dia 27 de maio, no auditório do Cruzeiro, um encontro que reuniu especialistas relevantes para discutir os rumos da energia solar e seus benefícios tanto para empresas como para residências.

A energia solar fotovoltaica é obtida através da conversão direta da luz em eletricidade por meio do efeito fotovoltaico. A célula fotovoltaica, um dispositivo fabricado com material semicondutor, é a unidade fundamental desse processo de conversão.

Esse tipo de energia funciona por meio de placas solares que transformam a luz do sol diretamente em energia elétrica. A energia solar térmica utiliza o calor do sol para aquecer água e a energia heliotérmica usa o calor da radiação para gerar o vapor que alimenta turbinas que geram eletricidade.

Estiveram presentes no evento o Deputado Federal Vitor Lippi, que fez a abertura oficial da cerimônia, o diretor-titular do Ciesp Sorocaba Erly Domingues de Syllos, o presidente da Associação Comercial de Sorocaba, Hygor Duarte e demais empresários do ramo de energia e variados. O presidente da AEAS, Heverton Bacca Sanches, prestigiou o evento de forma on-line, pois estava positivado para a Covid, comentou um pouco sobre a importância do assunto para a sociedade.

“Falarmos sobre energia solar e o quanto ela pode ser responsável pela economia e sustentabilidade do País é muito importante, e agora com a Lei número 14.300 aprovada, os que fizerem projetos de energia solar e aderirem até 6 de fevereiro de 2023, terão um desconto na energia injetada na rede para custear a infraestrutura elétrica”, comenta Heverton.

O palestrante que deu início as apresentações foi Marcelo Maia, cuja palestra falava sobre “Eficiência energética”, em seguida, a Diretora Financeira da Mútua-SP, Eng. Civil e de Segurança do Trabalho, Cláudia Campos, abordou os benefícios que os profissionais registrados no Crea-SP podem adquirir ao se associaram a Mútua.

Dando continuidade ao evento, Alexandra Januário Susteras, falou sobre a “Gestão do custo de energia através da geração solar compartilhada” e Alessandro Bogila, palestrou sobre o “Cenário atual e futuro dos projetos fotovoltaicos no Brasil”, dando ênfase aos benefícios da energia fotovoltaica para uso doméstico e empresarial.

O ciclo de palestras foi encerrado pela palestra do Gustavo Isaia, junto ao Prof° Rodrigo Geraldo, que trouxeram para o evento dicas e sugestões do “Uso de energias renováveis na construção civil”, visto que telhas e concreto fotovoltaicos estão sendo projetados para absorver luz solar e gerar energia.

Ao final do evento, os palestrantes responderam perguntas feitas sobre os temas que ministraram ao longo do encontro.

Veja também