Resumo Reunião semanal 26/06/2019

REVISÃO DO ESTATUTO

Em sua reta final, o trabalho de revisão do Estatuto da AEAS teve prosseguimento nessa quarta-feira, dia 26 de junho, com a discussão do Capítulo V, que trata das “Eleições”. Na sequência, se discutirá o último Capítulo, o VII, das “Disposições Gerais”. A revisão é uma das metas do plano de trabalho do presidente José Carlos Carneiro, pois o atual Estatuto apresenta diversas falhas como dupla interpretação, erros ortográficos e ainda por ser um documento de fundamental importância para a existência da AEAS. A coordenação dos trabalhos está a cargo dos engenheiros Jefferson Dias e João Ângelo Marzola. O próximo encontro será no dia 2 de julho, a partir das 17h.

NURAP

Atendendo convite do engenheiro Brinner Henck, associado da AEAS, a Consultora do Núcleo de Aprendizagem Profissional e Assistência Social (Nurap), Alessandra Paes, apresentou o projeto “Realizando Sonhos”, que contempla o programa jovem aprendiz criado a partir da Lei da Aprendizagem e que possui conteúdos desenvolvidos pela área pedagógica, com o intuito de desenvolver habilidades e competências em várias áreas da empresa e a permanência do jovem no mundo do trabalho. A programação contempla teoria, prática e formação humana. Em parceria com o Grupo Panna, o Nurap busca parceria para capacitar e desenvolver pessoas para ingressarem no mercado de trabalho, assim como também oferece um projeto de inclusão social.

PALAVRA DO PRESIDENTE
Em sua saudação, o presidente, eng. José Carlos Carneiro, informou que o CREA-SP publicou editais de Fomento em nove frentes e que a AEAS pretende participar de todos e chamou os associados a participarem efetivamente dos processos. Também incentivou a participação do happy hour organizado pelo Departamento de Eventos da AEAS, que são realizados mensalmente na sede, assim como a adesão às campanhas do Agasalho (em prol do Fundo Municipal de Solidariedade) e dos Bombons (em benefício à Creche Especial Maria Claro).

NOVOS ASSOCIADOS
O presidente, eng. José Carlos Carneiro, apresentou o nome de quatro novos associados. São eles: Paulo Sérgio Rodrigues (Engenheiro Eletricista); Fernando Deluno Garcia (Engenheira Eletricista e de Computação); Gabriel Natan Barbosa (Universitário de Engenharia Civil); e Lucas Cipriano Gomes (Universitário de Engenharia Civil). Todos foram aprovados por unanimidade dos presentes.

CYBER SECURITY
O Engenheiro Eletricista Giovane Pucci foi o palestrante da noite e trouxe o tema “Cyber Security, uma tendência obrigatória”. Ele disse que, atualmente, é muito comum encontrar um mundo mais tecnológico na automação, com mais computadores, internet e mobilidade. “Com isso torna-se imprescindível que procedimentos de segurança cibernética, comumente aplicados aos ambientes corporativos, sejam aplicados para a área de produção”. Porém, as prioridades entre esses dois ambientes são inversamente proporcionais, ou seja, o ambiente corporativo prioriza a ‘confiabilidade’ onde o ambiente de produção prioriza a ‘disponibilidade’. Para o ambiente de produção, segurança requer manter computadores funcionando e já para o ambiente de Tecnologia da Informação, segurança significa que dados não sejam perdidos nem indevidamente acessados.
Giovane Pucci, que tem especialização em Automação pela Facens, MBA em Produção e Qualidade pela FGV, com mais de 15 anos de experiência nas áreas técnica e comercial em automação industrial, autor de diversos artigos especializados e especialista em sistemas SCADA e Segurança Cibernética Industrial, disse que “o objetivo da palestra foi informar que o ambiente de produção não é mais isolado como pensávamos há alguns anos. Temos que ter a visibilidade do nosso ambiente, conhecer os Gaps e proteger contra ‘interrupções operacionais’ causadas por ‘ameaças cibernéticas’, ‘insiders maliciosos’ e ‘erros humanos’, fornecendo visibilidade e controle para redes.”

NETWORKING
Mantendo a tradição das quartas-feiras, o período pós-palestra privilegiou um tempo para comentar o conteúdo da palestra, o networking, e para a conversa informal, com direito a café, bolo e biscoitos

Veja também