Reunião com Seplan traz novas perspectivas sobre a Aprovação de Projetos em Sorocaba

Na última quinta-feira (06), representantes da AEAS Sorocaba estiveram na sede da Secretaria de Planejamento (Seplan) para tratar sobre a Aprovação de Projetos, que ainda está sendo alvo de reclamações por parte de profissionais, que dependem do processo para trabalhar.

Estiveram presentes o presidente da AEAS, eng. Heverton Bacca Sanches, o vice-presidente eng. Henrique Deliberali e o diretor de comunicação, arq. Eduardo Gatti, o ex-presidente do Conselho do Patrimônio Municipal e associado AEAS, eng. Alberto Streb, o secretário Paulo Henrique Marcelo e a arquiteta Fernanda Marcondes, diretora de área da Seplan.

Alguns pontos foram levantados em relação a morosidade no processo de aprovação. Segundo o presidente Sanches, o intuito da AEAS é dar suporte e auxiliar ao que for necessário, já que muitos profissionais estão ficando sem trabalho e renda, por conta da demora na aprovação, e não há mais possibilidades em esperar a implantação de um sistema on-line. “Estamos nos disponibilizando a ceder profissionais, espaço e o que a Secretaria necessitar para que haja uma melhora na velocidade de aprovação”, afirma.

Gatti apontou a questão do processo e o porquê da demora nas aprovações, já que expectativas para quem protocola pode ser um, para quem analisa outro e para quem aprova outro. “Precisamos saber aonde está o problema. Se é o profissional que protocola erroneamente e gera o Comunique-se, o que causa a demora, ou se é dentro da prefeitura, e ai podemos auxiliar na questão com propriedade”, explica.

Deliberali ressaltou a importância do diálogo, já que houve essa abertura da Seplan em ouvir e receber o apoio da AEAS. “Estamos aqui para dar suporte, para auxiliar na questão, sendo ofertando treinamento para profissionais, ou trazendo um especialista da Seplan para gravar uma palestra sobre os erros mais comuns que os profissionais cometem na protocolação ou no subsídio de profissionais para auxiliar nas avaliações”, declara.

O secretário afirmou que realmente estão reestruturando a casa e que não é da noite para o dia que se corrigem questões como essas. Ele agradeceu o apoio da AEAS e afirmou que este é o ponto principal, o diálogo entre as partes. “Essa conversa já mostra o caminho que vamos seguir. Agradecemos muito o apoio da AEAS e com certeza vamos unir forças para melhorar e tornar a questão da aprovação ideal para todos”, ressalta.

Alguns pontos sobre o processo ainda serão respondidos pela Secretaria e os próximos passos alinhados para que ações realmente auxiliem na agilidade da Aprovação de Projetos na Prefeitura de Sorocaba.

“Estamos nos disponibilizando totalmente para sanar e resolver de uma vez essa questão, e não podemos mais esperar. Estamos felizes pelos resultados iniciais que esta conversa nos proporcionou, mas não vamos parar por aqui”, finaliza o presidente Bacca.

Veja também