RESUMO DA REUNIÃO SEMANAL DA AEAS (03/04/2019)

 

ESTATUTO

A primeira reunião semanal de abril foi aberta com mais uma rodada de discussões e proposições de melhorias a fim de apresentar o Novo Estatuto da AEAS. Os trabalhos começaram às 18h, mais uma vez coordenados pelo eng. Jefferson Dias, e se mostraram bastante positivos com a efetiva participação dos associados presentes.

EVENTOS DA CONFEA

O presidente, eng. José Carlos Carneiro, informou que o Confea enviou à AEAS, direto de Brasília, cópias dos contratos – aprovados e assinados – relativos aos projetos apresentados por engenheiros da AEAS e que serão apresentados em eventos no Parque Tecnológico de Sorocaba nos dias 10 de agosto e 4 setembro deste ano. Serão dois workshops, com duas temáticas:Transporte, Logística e Mobilidade Urbana e energias renováveis. Ambos os encontros de tecnologia contarão com palestras de alto nível e devem atrair renomados técnicos a Sorocaba.

NOVOS ASSOCIADOS

Com muita alegria, o presidente, eng. José Carlos Carneiro, anunciou a chegada de cinco novos associados à AEAS. São eles: Taciane Fonseca Costa Santana (Engenheira Civil); Kelly Sumie Abe Watanabe (Engenheira Eletrecista); Alessandro Bogila (Engenheiro Eletrecista); Ana Carolina Formigoni Basso Marques (Arquiteto e Urbanista); e José Alberto Deluno (Tecnólogo). Todos foram aprovados por unanimidade e, certamente, contribuirão para uma associação mais forte.

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

O arquiteto Heitor Moniva, da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária de Sorocaba, palestrou sobre “Regularização Fundiária Urbana – Fundamentação Legal e Desafios Sorocabanos”, um tema bastante pertinente em razão da recente Lei Federal 13465/17 e seu Decreto Regulamentador (9310/18), que faz valer os efeitos da lei.

O palestrante apresentou alguns detalhes da Lei de normatização e regramento e sua relação com o Plano Diretor e leis municipais.

Moniva enfatizou que hoje, no Brasil, existem aproximadamente 60 milhões de imóveis e que, pelo menos 50% (ou seja, 30 milhões) estão irregulares e geram ônus tributário ao País, estados e municípios.

A partir da Lei, Sorocaba desenvolve um “pleno desenvolvimento urbano municipal para a regularização fundiária”, de alto interesse social.

“Não é apenas um problema cartorial e sim uma questão socioeconômica com impactos ambientais e urbanos”, disse o arquiteto Moniva.

A palestra foi bastante concorrida, atraindo um público interessado no assunto. Após os momentos para perguntas e respostas, o presidente, eng. José Carlos Carneiro, entregou a Heitor Moniva, que estava acompanhado de sua esposa Sachiyo Moniva, uma Moção de Congratulação conferida pela AEAS em agradecimento.

MINUTO DE SILÊNCIO

No encerramento dos trabalhos desta quarta-feira, dia 4 de abril, o presidente, eng. José Carlos Carneiro, solicitou aos presentes que fizessem um minuto de silêncio em memória de Alaise Maria Oliveira Jaegger, esposa do Ruy Jaegger Júnior e de Nyvia Maria Marzola Negrini, irmã do eng. João Ângelo Marzola, falecidas no último dia 28 de março.

CONFRATERNIZAÇÃO

O tempo para o importante e descontraído bate-papo continua sendo prioridade logo após os encontros semanais de quarta-feira. É o momento para a confraternização, comentar o conteúdo da palestra, encontrar amigos, fazer novas amizades e para o networking.

PRÓXIMO ENCONTRO

A próxima reunião será no dia 10 de abril. Na semana que a AEAS comemora os 67 anos de fundação, a palestra será com Paulo Paiva, especialista em gestão de pessoas e que vai falar sobre os desafios e possibilidades da carreira dos engenheiros e arquitetos.

 

[Comunicação AEAS]

Veja também