Mês Mundial de Prevenção ao Câncer de Próstata

Hoje, tem inicio, o movimento internacional “Novembro  Azul”, que surgiu inicialmente na Austrália no ano de 2003, e teve o mês de novembro escolhido por se comemorar nele o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata,  no dia 17 de novembro.

O segundo maior tipo de câncer que afeta a população masculina do mundo é o de próstata, e por conta do preconceito, uma grande quantidade de homens evitam procurar o médico urologista por se sentirem constrangidos com os exames de toque retal e anorretal. É uma doença onde os sintomas aparecem quando a quadro diagnóstico já está em estágio avançado.

Os indícios que aparecem nos portadores da enfermidade são a diminuição do jato de urina, aumento da frequência urinária, dificuldade ao mictar e a presença de sangue na urina. A prevenção do câncer de próstata se baseia em ter uma alimentação saudável repleta de verduras, vitaminas, cereais, consumo reduzido de carnes gordurosas, não fumar, beber apenas com moderação e é claro, realizar exames de rotina para um diagnóstico precoce da doença.

A AEAS alerta os homens para que fiquem atentos aos sinais e procurem um urologista, não deixando que a vergonha ou o receio atrapalhem o cuidado com a saúde!

 

 

Veja também