Evento ESG AEAS reúne cerca de 60 profissionais em Sorocaba

Quatro especialistas falaram sobre ESG – Governança Ambiental, Social e Corporativa na manhã dessa quarta-feira (26) dando início as comemorações dos 71 anos da AEAS

A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba (AEAS) promoveu nessa semana, dia 26 de abril, com apoio do CREA-SP e da Mútua, o evento ESG AEAS – Governança Ambiental, Social e Corporativa, no auditório da OAB Sorocaba, com 4 painéis relacionados ao tema. Cerca de 60 pessoas de diversos nichos e interesses estiveram presentes, no qual puderam acessar dados e informações sobre o ESG em nossa região.

O evento teve entrada gratuita, com arrecadação de alimentos a serem doados para entidades beneficentes de Sorocaba. O ESG AEAS foi o primeiro evento da semana de comemoração do aniversário da AEAS, completados em 08 de abril.

O presidente da AEAS, Heverton Bacca Sanches falou da importância de trazer este assunto à tona e iniciar possíveis conexões para que de fato as empresas e instituições de Sorocaba estejam à frente dessa questão. “Foi um evento bastante importante, com temas relevantes, que trouxe algumas necessidades de aplicações do ESG, como a busca de indicadores, lembrando os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU*, e apresentando para todo o público presente. Além das possibilidades de novas conexões, devido ao público qualificado presente”, afirma o presidente Bacca.

Bacca, que também representou o CREA e a Mútua, falou sobre o trabalho das entidades perante os profissionais, incluindo o fomento que repassam às associações por meio de editais, o que viabiliza eventos como o ESG. “O CREA tem o papel de fiscalizar e a Mútua é o respaldo que o profissional tem em casos adversos, mas além disso, ambas dão a oportunidade da educação e do desenvolvimento dos profissionais através do fomento. Este evento, por exemplo, teve o aporte das entidades para cobrir custos e não onerar o profissional”, explica.

Entre os painelistas estiveram o diretor-titular do Ciesp Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, que trouxe o tema os “Rumos ESG na Indústria Paulista”; o presidente do Conselho Consultivo da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) e proprietário do Terras Altas – Resort e Convention Center, Latif Abrão Jr., que ofertou exemplos práticos da aplicação em seu Hotel; a engenheira Polyane Ferraz, da Manacá Soluções e Projetos Ambientais, com o tema “A importância da consultoria ambiental no licenciamento”; e Marie Cristin Decroix, da startup Futurismo Social, com o tema “Mulheres e Meninas nas Estratégias e Diversidade em ESG”.

O diretor-titular do Ciesp Sorocaba, Syllos, destacou em seu painel que segundo a pesquisa feita pelo Ciesp e pela Fiesp, cerca de 80% das grandes empresas já estão implementando políticas ESG. “Esse percentual diminui consideravelmente quando estamos falando das micro e pequenas empresas, mas elas estão sentindo essa mudança, principalmente porque passará a ser uma exigência dos clientes, dos fornecedores, do sistema financeiro e da sociedade como um todo”, completou.

“A agenda ESG está evoluindo rapidamente em todos os níveis da cadeia produtiva das indústrias paulistas. Nossa região conta com essa sinergia entre as entidades de classe como CIESP, AEAS, CREA, entre outras. Isso faz com que a cidade se desenvolva em todos os setores da sociedade, mas é necessário que tenhamos um desenvolvimento sustentado e de toda região”, completou Syllos.

Latif Abrão Jr. explicou sobre como algumas ações fazem diferença no dia a dia do Hotel. “Não vou dizer que conseguimos aplicar os 17 ODS de uma vez, mas, estamos começando e é disso que se trata. Devemos iniciar a mudança com planejamento plausível ao que é inerente a sua área de atuação e aplicar de fato”, afirma.

As engenheiras Polyane e Ana explicaram as implicações da falta de conhecimento em projetos que envolvam licenciamentos, uma vertente do ESG. “É importante pensar que fazemos um estudo profundo das possibilidades e das implicações gerais do licenciamento, o que protegerá a empresa e dará a ela as ferramentas certas para agir corretamente, minimizando impactos para todos”, afirma Polyane.

Marie trouxe como case o aplicativo “Práticas Baseadas em Evidências do ESG”, com métricas e ferramentas que ajudam as empresas com as materialidades do ESG. Segundo a estrategista, no aplicativo há por exemplo a Tecnologia Social Tech, que possibilita o encontro de profissionais e lideranças femininas que conhecem e debatem os temas de Diversidades, Urgências Climáticas e Desigualdade Social. Além disso, está em constante criação um banco de dados, que traz demandas e soluções inovadoras do ESG no Brasil. “Dentro da Startup focamos em capacitação e educação ESG; Banco de dados e pesquisas ESG; Métricas, ferramentas e métodos de inovação; além de práticas baseadas em evidência ESG para as empresas. São ferramentas inovadoras que podem auxiliar na construção e compartilhamento de experiências, soluções, cases, estudos, pesquisas, programas e projetos, além de relatórios de sustentabilidade”, explica Marie.

*Sobre as 17 ODS

Em 2015, a Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU), composta por 193 Estados-membros da ONU definiu metas mundiais para que ‘ninguém no mundo fosse deixado para trás’.

Partindo de 4 principais dimensões: social, ambiental, econômica e institucional, os ODS defendem que é necessário levar o mundo a um caminho sustentável com medidas transformadoras. Assim, foram definidos 17 objetivos e 169 metas globais interconectadas, a serem atingidos até 2030, a como ficou conhecida, “Agenda 2030”.   

Na Agenda estão previstas ações nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, e tantas outras temáticas. Há questões que dependem da ação de governos e grandes empresas globais, mas há recomendações também mais específicas, com um olhar voltado às comunidades e especificidades de cada local do mundo.

Mais atividades nesta semana!

Ainda teremos na sexta-feira (28), na Câmara Municipal de Sorocaba, a entrega do título de cidadão emérito ao presidente Heverton Bacca Sanches – e na oportunidade a entrega do prêmio de aluno destaque dos cursos de engenharia em Sorocaba.

Veja também