AEAS e ProDevs debatem a Engenharia na Era da Nova Economia

“Engenharia na Era da Nova Economia – Inovação, Tecnologia e Carreira”. Esse foi o tema da live realizada numa parceria da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba (AEAS) com a ProDevs, que é uma empresa sorocabana desenvolvedora de sistemas para diversos setores. No evento, o presidente da AEAS, Heverton Bacca Sanches, falou sobre o assunto com Paulo Camargo da ProDevs e com Alexandre Alvaro, que é da ProDevs e professor associado da Universidade Federal de São Carlos.

Heverton Bacca Sanches diz que os alunos bem formados e bem informados que conseguirem dominar alguns sistemas da linguagem de programação vão se dar bem no mercado de trabalho que a digitalização está criando e proporcionando agora e no futuro. “Não tem jeito de um engenheiro eletricista não estar intimamente envolvido com a Tecnologia da Informação”, afirmou.

Diante de dados da Microsoft e da plataforma LinkedIn apresentados por Paulo Camargo, que prevem falta de mão de obra qualificada na área de linguagem de programação, Heverton citou o livro ‘Abundância, o futuro é melhor do que você imagina’, de Peter Diamandis, e diz que prevê um futuro com mais abundância de comida, energia e oportunidades de empregos, graças à tecnologia. “É o contrário desse universo da escassez, que ficam pregando. Eu prefiro acreditar, olho o que temos de oportunidade, ouço sobre as oportunidades apresentadas nas pesquisas e só consigo pensar no universo de abundância e em um universo de ótimas oportunidades.”

Para o professor Alexandre Alvaro, falta planejamento estratégico de longo prazo na Educação, pois isso faz com que os alunos formados saiam despreparados para atender o mercado. Segundo ele, há carência de formação de longo prazo e a atual qualidade de formação ainda impacta no mercado de trabalho.

Heverton Bacca Sanches disse que concordava com o prognóstico do professor Alexandre Alvaro, mas que não acreditava que o Poder Público iria resolver tal problema. E que acredita que a iniciativa privada e parcerias de entidades com empresas que irão possibilidade a formação das pessoas para atender essa demanda do mercado.

A live que trouxe diversos conceitos e tendências no mercado de trabalho durou mais de uma hora e está disponível no YouTube e pode ser acessado pelo link https://www.youtube.com/watch?v=CHXPC2mbFNo

 

Veja também