Palestra técnica (07) trouxe Conforto Térmico com Filme de Alta Performance como tema

Na quarta-feira (07), a AEAS fez sua segunda palestra técnica, de maneira on-line, com o tema Conforto Térmico com Films de Alta Performance, da IQUE, explanada pelo diretor técnico Pedro Raggi e o gerente nacional Ricardo Nunes.
A IQUE faz parte da empresa Eastman, que é uma das maiores especialistas do mundo em soluções para vidros na área de arquitetura e atua desde 1988. Antes, conhecida como Kodak.
A IQUE, está no Brasil desde 2004, ofertando soluções em films para vidros, que são encontrados apenas com arquitetos e engenheiros, já que, segundo Pedro Raggi, os produtos são ofertados por especialistas que sabem exatamente onde empregá-los. “Não pode ser aplicado em qualquer local e em qualquer vidro”, explica.
O vidro é um grande aliado em construções arquitetônicas, já que permite visibilidade do ambiente interno e externo,  com maior claridade e até aumento de produtividade em empresas, por exemplo. Além de ser sustentável, pois é reciclável, traz mais rapidez para as construções e ainda permite a sensação de amplitude.
Porém, tem seus problemas, como luz extrema, calor, maior gasto com energia elétrica, desgaste de móveis e quebra.
Segundo Raggi, a película resolve todas essas questões, já que há mais de 50 tipos que podem ser transparentes ou com cor. “Quando instalada na área interior, tem 10 anos de garantia contra diversas questões”, explica Raggi.
As películas são mais indicadas para construções menores, já que o custo não se aplicaria às grandes, que podem utilizar vidros de alta performance. O produto tem diversos benefícios, segundo os especialistas.
“Uma parede de vidro para o pôr do sol pode ser muito bonita, mas pouco eficiente para quem fica internamente. A película, nesse caso, seria especifica para abrandar a luz solar, mas permitindo sua entrada, e evitando que o ambiente fique quente”, explica Nunes.
A película chega a reduzir a temperatura em até 5 graus, diminuindo gastos com energia elétrica, além de não distorcer a luz, não escurecer o ambiente, ter alta durabilidade,  e outros benefícios.
A película, que tem tecnologia única e diferenciada no mercado, pode ter um custo variável entre R$ 300 até R$ 1.100 por m2.

Veja também