Segundo dia do Kick-off AEAS tem palestra sobre educação financeira e as boas perspectivas para a indústria 2021

No segundo dia (26) do Kick-Off 2021 AEAS, que tem apoio do CREA-SP, o palestrante Luis Antonio Sinigalia começou falando sobre Educação Financeira. Sinigalia explicou sobre o porquê não conseguimos nos organizar em relação a questão financeira. Ele passou algumas dinâmicas para verificar o nível de atenção e a percepção errada que o cérebro pode ter por conta d euma má programação. “O intuito é treinar o cérebro para que se programe adequadamente e não ache que saiba controlar sua vida financeira, mas realmente a controle”, ressalta.

A questão da relação do dinheiro no País ainda é muito complexa, pois a maioria dos brasileiros, segundo estudos, não consegue controlar suas finanças e se endividam.

Primeiro, é não comprar por impulso, segundo Sinigalia. “Pense e deixa para o outro dia, sempre funciona”, afirma. Ele também fala da questão do pensar que certas coisas não acontecem conosco, só com os outros. Exemplificou sobre o uso do celular enquanto dirige. Apesar de sabermos que é um dos maiores causadores de acidente, achamos que temos mais destreza que outros e usamos mesmo assim”, explica.

As influencias sociais também fazem parte das nossas decisões e não devemos decidir baseado em desejos imediatos e naquilo que estamos vendo na grama do vizinho. “Devemos controlar os gatilhos, identificar as influencias e controlá-las, sem desculpas banais como ‘eu mereço’, ou ‘trabalho pra quê?’, devemos fazer escolhas conscientes baseadas em nossas possibilidades financeiras”, ressalta.

Construir novos hábitos é a saída. Elabore um orçamento, evite fazer cálculos mentais e converse sobre dinheiro em casa. “65% do seu orçamento é para o que é essencial, guardar 15% do orçamento, além de 10% para emergenciais”, ressalta.

Estabelecer objetivos, definir um cronograma e celebrar pequenas conquistas é uma forma de mudar os hábitos, segundo Sinigalia.

Erly Domingues de Syllos, diretor-titular do Ciesp Sorocaba, que mesmo se recuperando da Covid-19, participou remotamente. Ele falou sobre as perspectivas da indústria para 2021, sobre as dificuldades dos aumentos de impostos do Governo Estadual e os investimentos do Governo Federal para a evolução da indústria. “O Rota 2030 do governo federal, gerenciado pelo SENAI-SP, é um exemplo de investimento para o fomento da indústria”, afirma.

O diretor falou sobre o Centro de Excelência Tecnológico da Indústria 4.0 de Sorocaba, que deve ser lançado em fevereiro pelo Ministro Marcos Pontes, que envolvem 17 parceiros, entre instituições de educação, do poder público, entidades como o Ciesp Sorocaba, Institutos e afins. “São muitos propósitos para tornar Sorocaba uma referência em uso da tecnologia para o País, direcionando para empresas de todos os setores, o poder público e a população. Agregando desde o ensino fundamental à produção”, ressalta.

Sorocaba já está saindo na frente com a implantação do Centro, e eles trarão caminhos para fomentar e criar empregos, segundo Syllos.

Além disso, falou sobre o trabalho da FIESP em relação a Reforma Tributária, para não onerar a produção.

Heverton Bacca Sanches, presidente da AEAS, falou sobre a importância dessa parceria entre as entidades e que sempre estão focadas em melhorar a cidade como um todo.

Veja também