Reunião de quarta-feira (31.07) tem palestra sobre ‘Como investir no cenário das menores taxas de juros’

Na última reunião do mês reunião, dia 31, o presidente José Carlos Carneiro, fez a abertura da palestra falando da entrega dos certificados do curso de PPCI, que aconteceu no dia anterior, na sede da AEAS. Afirmou que foi empolgante. “O salão estava cheio e houve muita troca de informação. Deveríamos ter mais motivos para fazer isso, foi uma ótima experiência de união”, ressalta.

O presidente citou ainda sobre o Concurso que escolhe o projeto para a construção da nova sede, no qual o resultado foi divulgado nesta sexta-feira (2). Ele acredita que o novo prédio será um símbolo, um monumento na cidade. Falou que prestigiará em Olímpia (SP), três eventos importantes organizados pelo CREA-SP, a 18ª edição do Seminário Estadual de Fiscalização (SEFISC), o 10º Congresso Estadual de Profissionais (CEP) e a reunião anual do Colégio Estadual de Inspetores (CEI) que acontecem de 2 a 4 de agosto. Por último, lembrou do Workshop de Energias Renováveis que está sendo preparado para acontecer dia 10 de agosto, no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) e que necessitam de inscrições. Além disso, no dia 8 de agosto, às 18h, acontece o Desafio da Construção Civil, também no PTS, que é organizada pelo Guia do Construtor, SENAI – SP e SEBRAE-SP, com apoio das AEAS e outras entidades.

Antes de chamar o palestrante da noite, Marcelo Renato Vieira Ligo, o presidente Carneiro apresentou 13 novos associados. Número, segundo ele, bastante expressivo. “O curso de PPCI nos trouxe muitos interessados em se associar. Foi um número recorde de interessados ao mesmo tempo. Ficamos muito felizes!”, ressalta o presidente. Foram eles: Rogério Ghiraldeli – Engenheiro Ambiental e Segurança do Trabalho, Rafael Aparecido de Oliveira – Engenheiro Ambiental e Segurança do Trabalho, Fábio Marcelo Branco Gelli – Engenheiro Civil, Orígenes Bello – Engenheiro Civil, Thomaz Nildo Gimenez – Engenharia Civil, Forcina Francisca Vieira – Arquiteta e Urbanista, Maurilho Baldini de Moraes – Engenheiro Civil, Renan de Souza Scarcelle – Engenheiro Civil, Mayk Negrão Melo – Universitário Civil, Raphael de Almeida Ramires – Engenheiro Mecânico, Rodolfo da Silva Oliveira Barbosa – Engenheiro Agrônomo,  Mario de Lavigne Filho – Engenheiro Civil e Mario de Lavigne Neto – Engenheiro Civil.

Marcelo Ligo, que é sócio no escritório de Investimentos HiInvest, associado à XP Investimentos, falou sobre “Como investir no cenário das menores taxas de juros”. Ligo iniciou comentando sobre taxas e índices e como isso influencia diretamente os investimentos que qualquer um pode fazer. Em sua explicação, o fato de a Taxa Selic estar cada vez mais baixa, na data em questão estava em 6%, faz com que a rentabilidade em investimentos de baixo risco não seja tão alto como antigamente. Além disso apontou os perfis de hoje. Antes, a forma de investir era sugerida pelo gerente do seu banco, pois a rentabilidade era alta e os riscos mínimos. Atualmente, devido a mudanças na economia, a atitude deve ser outra “Hoje, os clientes precisam ser proativos e estudarem um pouco, irem atrás de especialistas para ter maior rendimento, porém com segurança”, afirma Ligo.

O caminho ideal para construir um bom patrimônio, segundo o especialista, é ganhar e acumular, mas para isso, há necessidade de ter disciplina, planejar bem e conhecer os investimentos que escolheu. Mas, não adianta só deixar na poupança e esperar que duplique, não existe fórmula mágica. “Precisa conhecer o seu perfil, saber o que quer para curto ou longo prazo, e fazer render mais. Na poupança, as projeções não são favoráveis devido ao cenário econômico, há necessidade de procurar diversas formas de fazer o dinheiro crescer, não apostar em apenas uma. Mas, de qualquer maneira, há necessidade de falar com um especialista”, explica Ligo.

A palestra gerou muitas dúvidas dos presentes e após sanadas, Marcelo Ligo sorteou um curso sobre investimentos. O ganhador foi o engenheiro civil Samuel Carlos Flora, inspetor do CREA-SP em Sorocaba. O presidente agradeceu o palestrante pelo presente aos associados e pelas informações valiosas, lhe entregou então, o Certificado de Congratulação. No fim, os presentes puderam trocar informações em um café oferecido pela AEAS.

Veja também