Reunião da UNASP é realizada na AEAS com todos os representantes e participação do presidente do CREA-SP

A reunião da União das Associações do Sudoeste Paulista (UNASP) foi realizada no sábado (26), na nova sede da AEAS, em Sorocaba, para tratar a respeito de diversos temas de grande importância para os profissionais e associações.

O evento contou com a presença do anfitrião, presidente da AEAS Sorocaba, engenheiro Heverton Bacca Sanches, o coordenador da UNASP, engenheiro José Orlando Pinto da Silva, que é presidente da Associação Regional dos Engenheiros de Itapeva (ARESPI), o coordenador adjunto  engenheiro Evandro Nogueira Kaam, presidente da  Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Roque, Mairinque, Ibiúna, Alumínio e Araçariguama (ASSEA) e todos os representantes das 11 associações que compõe a UNASP.

Também houve participação do presidente do CREA-SP, engenheiro Vinicius Marchese Marinelli, assim como o gerente Regional Gre-11, engenheiro Rafael Janeiro e o gerente Regional Gre-2, engenheiro Valdir Zarpelon.

Na reunião foi discutido a respeito do pagamento de IPEAS e sua função, também sobre o processo no TCU e os impactos sobre a burocratização do Plano de Trabalho Anual (PTA).

Foi sugerido que as associações troquem informações de como apresentar o IPEAS no PTA, e também foi discutido o edital de patrocínios do CONFEA.

O presidente Heverton Bacca colocou a experiência da AEAS nesse processo à disposição dos membros da UNASP e sugeriu projetos preparados para a participação no segundo ciclo, ou novos editais que possam surgir.

O engenheiro José Orlando lembrou a importância do fomento da Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA – MÚTUA, na qual Sorocaba apresentou projetos.

O engenheiro Vinicius Marchese, presidente do CREA-SP,  mostrou a importância do IPEEA, principalmente na defesa das entidades como um todo, e também lembrou o compromisso da nova diretoria da MÚTUA e que essa instituição tem muito capital disponível para fomento, sendo mais de um bilhão de reais nacionalmente e mais de duzentos milhões de reais para o estado de São Paulo.

Outros assuntos importantes comentados na reunião foram as dificuldades em receber o recurso transferido pelo CREA-SP para pagamento da infraestrutura oferecida pelas associações, e também das palestras e necessidade de atender quatro eventos obrigatórios do PTA, como lembrado pelo presidente da AEA-Itu, engenheiro Júlio Cesar Ribeiro.

A Medida Provisória 1.040/21 também foi citada na reunião, pois faz várias mudanças na legislação a fim de eliminar exigências e simplificar a abertura e o funcionamento de empresas, buscando melhorar o chamado “ambiente de negócios”.

As reuniões da Comissão de Auxílio à Fiscalização também foram discutidas no evento, pois devem ter obrigatoriamente a participação das associações, a importância do serviço público como arrecadações para fins sociais e o interesse das entidades em fazer eventos compartilhados.

O evento durou cerca de três horas.

A próxima reunião ficou definida para setembro na Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Salto (AEAAS).

Veja também