Reunião da semana (28.08) teve oportunidades de prestação de serviços técnicos por engenheiros e arquitetos para os condomínios como tema

O presidente eng. José Carlos Carneiro abriu a reunião dessa quarta-feira, dia 28 de agosto, informando que o vice-presidente Luiz Francisco da Silva irá representar a AEAS, neste sábado, dia 31, de reunião do CREA, na cidade de São Pedro. Nesta sexta-feira (30), às 9h, no CPI-7, o engenheiro Maurício Bonilha representou a Associação na solenidade de Valorização do Policial Militar.

Os nomes dos novos associados da AEAS também foram anunciados. São eles: Ernesto Luiz Ribeiro (Engenheiro Eletricista);

Tárcio dos Santos Anjos, Sérgio Renato de Oliveira Cândido e Lídia Maria de Goes Ribeiro (Engenheiros Civis); André do Nascimento Eggert (Engenheiro Mecânico) e Wilson Solano Paes Neto (Estudante de Engenharia Civil).

O presidente Carneiro informou aos associados sobre os próximos passos do Concurso Nacional de Arquitetura, que escolheu o projeto para a nova sede da AEAS e também do trabalho de revisão do Estatuto, que está na fase de análise jurídica para a elaboração de um parecer técnico. Falou sobre o relacionamento da Secretaria da AEAS com os associados na resolução de assuntos burocráticos.

O engenheiro Carneiro ratificou o convite para que os associados participem e divulguem o Workshop “Mobilidade Urbana – Solução Inovadora para a Mobilidade – Domínio de uma Tecnologia por Brasileiros”, que será realizado no dia 4 de setembro, das 8h30 às 17h, no Parque Tecnológico de Sorocaba, com o patrocínio do CONFEA/CREA. Enfatizou a relevância do tema, a qualificação técnica dos palestrantes e a importância da AEAS na promoção do debate.

Na sequência, apresentou o palestrante da noite, o eng. Civil José Maria de Lima, com MBA em Gerenciamento de Projetos, que falou sobre as oportunidades de prestação de serviços técnicos por engenheiros e arquitetos para os condomínios, um mercado carente de profissionais.

Ele informou que a atuação dos responsáveis técnicos (engenheiros e arquitetos) nos condomínios é prevista e obrigatória por Lei, no caso da obtenção/renovação de AVCB – Decreto Estadual 63.911/18, que instituiu o Regulamento de Segurança Contra Incêndios das Edificações no Estado de São Paulo e por norma, ABNT 16280 – Reforma em Edificações.

O eng. José Maria disse que devido ao grande número de condomínios residenciais, mais de 6 mil só na cidade de Sorocaba, surgiu a necessidade da profissionalização de síndicos, cargo que requer entre outros, conhecimento dos sistemas e instalações prediais com relação a operação, manutenção, atualização (retrofit) e reforma. Neste aspecto, o engenheiro e o arquiteto tem o perfil ideal para assumir essa oportunidade. O apoio técnico ao síndico morador/profissional também é uma das oportunidades de prestação de serviço para o condomínio.

Ele acredita que a palestra tenha despertado os convidados e associados para esse novo nicho de mercado, que está carente de profissionais. Falou ainda, que está à disposição para ministrar cursos e treinamentos na AEAS.

A reunião foi encerrada pelo vice-presidente, eng. Luiz Francisco da Silva, que entregou a moção de agradecimento ao eng. José Maria e convidou a todos para o networking pós-palestra.

Veja também