Reunião da semana (06/11) abordou novo sistema de exaustão

Nessa semana, o vice-presidente Luiz Francisco da Silva fez a abertura da reunião. Silva agradeceu aos presentes e apresentou o palestrante da noite, José Carlos Zara, que falou sobre Sistema de Exaustão Sanitária.

O sistema de exaustão tem o objetivo de captar, transportar e retirar o ar impuro dos ambientes por meio do agrupamento de equipamentos.

Zara, que tem extensa experiência em construção civil e por isso criou o primeiro exaustor de odores sanitários do Brasil, afirma que a maioria dos sistemas são instalados no alto e que os maus odores, geralmente, começam na parte baixa do ambiente. “O sistema puxa primeiro o ar limpo e depois começa a sugar o ar que está com contaminado. Geralmente, quando acionado, o usuário inala boa parte do ar contaminado antes deste ser coletado pelo exaustor no teto. É um processo demorado e ineficiente”, explica.

Esse novo sistema de exaustão idealizado e patenteado por Zara no Brasil e Estados Unidos, faz a exaustão diretamente de dentro do vaso sanitário não permitindo que os odores se espalhem pelo ambiente local. Esse equipamento é de uso residencial ou comercial, podendo ser instalado em qualquer tipo de vaso sanitário, com caixa acoplada, válvula hidra ou outros. “Ele não altera o sistema de descarga do vaso. O equipamento vem com manual de instalação e se for seguido o passo a passo, não fica aparente no banheiro e não faz barulho”, ressalta.

Para que funcione adequadamente, o sistema de exaustão precisa de uma tubulação de no máximo 10 metros para expelir o ar contaminado a ser dissipado em uma área aberta, mas há alternativas para prédios e grandes construções.

O equipamento tem uma vida útil de 15 a 18 mil horas de uso. “É um equipamento feito para durar. Tem garantia de um ano, porém caso haja problemas elétricos, terá peças de reposição garantidas”, comenta Zara

Zara apresentou um Toten para demonstrar como o sistema funciona. Ele fez uso de um umidificador para simular odores. Quando o sistema é acionado, que pode ser por sensor de presença ou por interruptor, imediatamente o ar começa a ser sugado para dentro da tubulação e não sai. O equipamento não tem força para puxar o ar de todo o banheiro, mas o que ficar dentro ou perto do vaso sanitário será sugado”, detalha.

Ao fim da palestra, Zara sorteou um kit para um dos presentes, o ganhador foi o engenheiro civil Thomaz Nildo Gimenez. Zara explica que para todos os associados haverá um desconto no equipamento.

Ao final da palestra o engenheiro Antônio Tadeu Garcia, representando a Associação, agradeceu a presença do Sr. Zara entregando uma moção de congratulação, em seguida convidou a todos os presentes para o coffee break habitual dos encontros de quarta-feira.

Veja também