Resumo Reunião Semanal AEAS – 29 de maio de 2019

MANIFESTO PÚBLICO

A reunião desta quarta-feira, dia 29 de maio, reservou um tempo importante para que o presidente da AEAS, eng. José Carlos Carneiro, falasse aos presentes sobre manifesto público sobre Planejamento Urbano para a cidade apresentado no último dia 20 de maio pela  Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba (AEAS) e o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), com o apoio da Associação Comercial de Sorocaba (Acso), do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp – Sorocaba) e do Instituto Defenda Sorocaba.

O manifesto chama a atenção para os perigos socioambientais do crescimento desordenado, para a alta taxa de urbanização e a redução das áreas verdes.

O documento, que já foi entregue aos chefes dos poderes Executivo e Legislativo, pede um novo Plano Diretor para Sorocaba que respeite uma política de Desenvolvimento Urbano e contemple as necessidades das futuras gerações, a urgente reflexão sobre os caminhos para o crescimento sustentável da cidade e a revisão de projetos de obras em andamento e as que estão em planejamento, com o auxílio de um grupo técnico de alto nível.

A íntegra do manifesto público, que teve repercussão na mídia loca, está publicada no site da AEAS (www.aeas.org.br) .

VIAGEM TÉCNICA

Atendendo a um  convite do engenheiro João Ângelo Marzola, o engenheiro Pedro Moron, associado da AEAS e proprietário da Mundo Color Turismo, falou sobre a viagem para Foz do Iguaçu, no período de 23 a 27 de outubro, para a realização de visita técnica à Itaipu Binacional. Ele informou sobre valores, forma de pagamento e outros detalhes. Marzola é quem está coordenando todos os detalhes da viagem.

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

O engenheiro eletricista Elvis Allan S. de Almeida, diretor de negócios da empresa MySol, foi o palestrante desta quarta-feira e explicou como funciona a energia solar fotovoltaica, falou sobre os componentes do gerador solar, como ocorre a compensação de energia segundo a REN 482 da ANEEL, quais são as modalidades permitidas aos consumidores, os tipos de instalações e principais tecnologias. E também fez um panorama geral do mercado brasileiro, com forte crescimento nos últimos 3 anos, bem como o mercado local na cidade de Sorocaba e as oportunidades para quem deseja utilizar a fonte solar ou ainda atuar em seu mercado.

Veja também