Resumo reunião semanal AEAS (22/05/2019)

SAUDAÇÕES
A reunião da quarta-feira, dia 22 de maio, foi dirigida pelo presidente interino da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba (AEAS), engenheiro Luiz Francisco da Silva. Ele saudou os presentes, lembrou que presidente eng. José Carlos Carneiro permanecia em viagem, enalteceu o trabalho de revisão do Estatuto, falou sobre as atividades da AEAS, anunciou os novos sócios, fazendo a leitura de seus nomes, e, na sequência, apresentou o palestrante da noite.

INTRODUÇÃO AO BIM

A palestra da noite trouxe um tema importante, abordando o tema “Introdução ao BIM (Building Information Modeling) – utilizando o software Autodesk Revit, abordada pelo engenheiro civil, professor da Unip, associado da AEAS, e inspetor e delegado da GR11 do CREA,Samuel Carlos Flora.

Na primeira parte da palestra, Samuel apresentou o BIM e seus conceitos. Na segunda parte, ele apresentou o conceito na prática, com simulação de um projeto.

BIM é a sigla em inglês para Modelagem da Informação da Construção. Existem várias definições a respeito do que significa o acrônimo, e, ao mergulhar na sua história, entende-se como ferramentas e conceitos de modelagem estão atrelados. A modelagem da informação da construção é mais que um modelo 3D parametrizado, é uma forma de coordenar informações através de bancos de dados.

O BIM é uma base de dados lógica e consistente, com toda a informação da edificação, constituindo um repositório de dados e conhecimentos partilhado durante todo o ciclo de vida do empreendimento.

Permite a modelagem de um projeto básico de uma residência mostrando como se projeta, e como cria os elementos dentro do ambiente do revit, mostrando os dados que o programa gera após o termino do projeto, incluindo a planilhas de materiais.

NOVOS SÓCIOS

O vice-presidente, eng. Luiz Francisco da Silva, anunciou a chegada de seis novos associados à AEAS. São eles: Rodolfo Augusto Grazina Villarejos (Engenheiro Civil); Paulo Vitor Kranzel Oliveira (Engenheiro Civil); Luciana Faustino da Silva Kyomen (Engenheiro Civil); e Daniel de Campos Leite Ascava (Engenheiro Civil). Todos foram aprovados por unanimidade e, certamente, contribuirão para uma associação mais forte e dinâmica.

ESTATUTO

Avançam, satisfatoriamente, os trabalhos de revisão do Estatuto da AEAS, que acontecem todas as quartas-feiras, das 17h às 18h20. Pontos importantes estão sendo discutidos, a fim de tornar o Estatuto mais moderno e dinâmico. Por isso, a presença dos associados é fundamental e necessária, avaliam os engenheiros Jefferson Dias e João Ângelo Marzola, coordenadores de trabalho que conta com o total apoio e participação efetiva do presidente engenheiro José Carlos Carneiro.

ARRECADAÇÃO DE ALIMENTOS

A AEAS realiza a Campanha de Arrecadação de Alimentos, que consiste na doação de alimentos não-perecíveis que serão doados a entidades assistenciais. A AEAS está de portas abertas para receber a sua generosidade e caso não possa vir até nós, avise que retiraremos as suas doações.

NETWORKING

O período pós-palestra é um tempo precioso para comentar o conteúdo da palestra, fazer o networking, encontrar amigos, fazer novas amizades e para o necessário bate-papo informal, acompanhado de um café e bolo.

Veja também