Resumo reunião semanal 24/04/2019

ESTATUTO

O momento para discussões e proposições de melhorias a fim de apresentar o Novo Estatuto da AEAS foi ampliado em uma hora a partir da reunião desta quarta-feira, dia 24. Sob a coordenação dos engenheiros Jefferson Dias e João Ângelo Marzola, os encontros acontecem, agora, das 17h às 18h30 com o objetivo de otimizar e acelerar os trabalhos.

Os coordenadores incentivam a participação dos associados, principalmente com propostas de melhoria e modernização do Estatuto e enfatizam a importância dessa revisão, já que entramos nas partes mais sensíveis com rica discussão sobre as alterações necessárias para o bom desempenho da AEAS. O próximo encontro será no dia 8 de maio, às 17h.

 

AVISOS

Em sua saudação inicial, o presidente, eng. José Carlos Carneiro, lembrou dos 150 anos de criação da Tabela Periódica e enfatizou que a data merece uma comemoração especial por sua importância. Vamos dedicar uma matéria no próximo informativo.

Destacou que a Revista da FAPESP fez uma reportagem muito esclarecedora sobre o Nióbio e que o assunto também deverá ser abordado no informativo. Comentou sobre a possibilidade de se incluir na agenda da AEAS uma viagem de estudo a Araxá (MG), onde existe o processamento dos diversos compostos do mineral.

Informou, também, que recebeu um pedido da Associação dos Engenheiros de Itapeva para auxiliá-los na defesa do curso de graduação em Engenharia Industrial Madeireira, devido à falta de interessados. A própria universidade corre o risco de ser transferida para outra cidade. O presidente assumiu o compromisso de ajudar na divulgação dos cursos e garantir a permanência dessa importante instituição de ensino na região.

O presidente informou que nesta sexta-feira, dia, 26 de abril, participa do Encontro de Inspetores do CREA, em Igaraçu do Tietê e relatou que participou da reunião do CDER, em São Paulo, onde o presidente do CREA/SP, Engenheiro de Telecomunicações Vinicius Marchese  Marinelli, informou do resultado das conversas com o poder público para valorização do trabalho profissional do Engenheiro e diminuição da burocracia para as empresas. Quando esse profissional é contratado, a empresa fica livre de correr atrás de uma série de documentos em órgãos públicos como laudos, certificações etc.

Já sobre o anúncio feito pela Secretaria Municipal de Sorocaba, de que o modelo de aprovação de plantas é exemplo para outras cidades, o presidente José Carlos Carneiro considerou um “acinte”, que merece a devida resposta no momento adequado.

O presidente fez um agradecimento especial ao apoio de todos para à campanha do leite, que se encerrou nesta quarta-feira, dia 24 de abril, com a arrecadação de mais de 1.000 litros de leite a serem destinados à Creche Especial Maria Claro, anunciou o início da campanha de arrecadação de alimentos não-perecíveis (exceto sal e açúcar) e lembrou sobre a realização do Happy Hour nesta sexta-feira, dia 26.

NOVOS ASSOCIADOS

O presidente, eng. José Carlos Carneiro, anunciou a chegada de seis novos associados à AEAS. São eles:

Lucas de Mello Andrade Pereira (Engenheiro Civil), Irineu Dias da Mota (Engenheiro Mecânico), João Rodrigo Camargo de Oliveira (Engenheiro Civil), Maria do Carmo Cassani Lopes Soeiro (Arquiteta e Urbanista), Jhonathan David Lima Silvestre (Engenheiro Civil) e Evelyn Dafferner (Engenhara Agrônoma). Todos foram aprovados por unanimidade e, certamente, contribuirão para uma associação mais forte e dinâmica.

 

PALESTRA

O Engenheiro Douglas Waismann, representante da empresa Pormade fez uma detalhada apresentação do kit de porta pronta, que consiste no fornecimento de um revolucionário sistema de batentes que se encaixam no vão esquadrejado depois do acabamento, ou seja, piso e pintura concluídos. A instalação é rápida e o material atende todos os requisitos de normas internacionais. São diversos tipos de acabamento sendo o branco o mais econômico. Há possibilidades de impressão personalizada.

O palestrante deu informações e tirou dúvidas sobre detalhes do produto e cuidados na instalação.

Também apresentou outros produtos comercializados pela empresa e fez distribuição de brindes.

 

CONFRATERNIZAÇÃO

O tempo para o importante e descontraído bate-papo continua sendo prioridade logo após os encontros semanais de quarta-feira. É o momento para a confraternização, comentar o conteúdo da palestra, encontrar amigos, fazer novas amizades e para o networking.

 

PRÓXIMO ENCONTRO

Em razão do feriado nacional de 1º de maio (Dia do Trabalhador), a próxima reunião será no dia 8 de maio, com a discussão para formatizar o novo estatuto da AEAS, a partir das 17h, e palestra com um engenheiro da empresa Amanco com tema ainda a ser definido.

 

Veja também