RESUMO DA REUNIÃO SEMANAL DA AEAS (10/04/2019)

REUNIÃO FESTIVA

A reunião desta quarta-feira, dia 10, da AEAS teve um caráter festivo, já que foi comemorado os 67 anos de fundação da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba (AEAS). Teve palestra sobre “Crescer em equipe” e confraternização com bolo e “parabéns”.

ABERTURA

O presidente eng. José Carlos Carneiro fez uma exaltação aos 67 anos da AEAS, lembrou que nesta quarta-feira também comemoramos o dia do Engenheiro Militar e do Engenheiro Metalurgista e fez um resumo do expediente da semana.

PAULO PAIVA

 O palestrante da noite comemorativa foi Paulo Paiva, que tem mais de 15 anos de experiência em gestão de pessoas e que por meio de técnicas e ferramentas, desenvolve e inspira as pessoas e empresas a entrarem em movimento para fortalecerem seu crescimento.

Paulo Paiva impulsiona as pessoas a refletir como podem alcançar resultados em sua carreira, trabalhar em equipe, vencer desafios, solucionar problemas, construir relacionamentos positivos, serem mais preparadas para lidar com os conflitos, com a adversidade e como ser mais resiliente, exercendo atitudes proativas e transformando conhecimento em comportamento.

Aos associados, Paulo Paiva incentivou o autoconhecimento. “É uma fonte que não seca”, disse. Falou sobre emoções universais (raiva, tristeza, felicidade, surpresa, medo e repulsa), ensinou técnicas para entender as mudanças e a competição no mercado de trabalho e para entender o “mundo moderno”.

Abordou a questão do comportamento organizacional e da gestão e busca de talentos. “É preciso ter talento para reconhecer talentos”, ensinou ao enfatizar que o maior desafio das empresas é como motivar os talentos que já estão no time.

Falou que “crises movem o mundo” e ensinam as empresas a se adequarem ao novos cenários, aumentando a capacidade de comunicar-se de forma dinâmica, para se manterem competitivas, com atualização contínua e equipes multifuncionais.

Paulo Paiva destacou a importância do marketing pessoal. “Seja líder de si mesmo”, pregou. Também disse que “liderar é o poder de influenciar pessoas”.

Chamou a atenção para uma estatística desafiadora do mercado de trabalho e do mundo corporativo: “80% das pessoas têm dificuldades para lidar com a adversidade, enquanto que apenas 20% conseguem se manter em um ambiente de pressão e sabem usar suas habilidades”.

A palestra foi bastante concorrida e lotou o auditório da AEAS. Após os momentos para perguntas e respostas, o presidente, eng. José Carlos Carneiro, entregou a Paulo Paiva  uma Moção de Congratulação conferida pela AEAS em agradecimento.

CONFRATERNIZAÇÃO

O tempo para o importante e descontraído bate-papo ao final da palestra também serviu para um momento festivo, em comemoração pelos 67 anos de fundação da AEAS, com direito a bolo e o cântico do tradicional “parabéns”.

A velinha do bolo foi apagada pelo presidente atual, José Carlos Carneiro, e pelo ex-presidente geólogo João Ângelo Marçola (1984 a 1986/1990 a 1992). Já o corte do bolo foi feito pelo presidente Carneiro e pelo vice-presidente, eng. Luiz Francisco da Silva.

ESTATUTO

Excepcionalmente, nesta quarta-feira, não aconteceu a rodada de discussões e proposições de melhorias a fim de apresentar o Novo Estatuto da AEAS. Esses trabalhos retomam na próxima reunião, marcada para o dia 17 de abril, às 18h, sob a coordenação do eng. Jefferson Dias.

PRÓXIMO ENCONTRO

A próxima reunião será no dia 17 de abril, com palestra sobre “Sistema de Água Quente em CPVC”, com o engenheiro Fábio Rippe, da empresa Tigre, a partir das 18h30.

 

 

Veja também