Quarta técnica trouxe Métodos Ágeis e Scrum para Projetos e Processos

A Palestra de quarta-feira (14) tratou sobre Métodos Ágeis e Scrum para Projetos e Processos, com o tecnólogo em Automação, Robótica e Processos Gerenciais, Lincoln Augusto de Almeida.
O termo Ágil surgiu em 1990 para softwares e produtos. Posteriormente foi pensado como a metodologia Ágil poderia ser incluída no ciclo de vida interativo de projetos. Somente em 2010 o Project Management Institute (PMI) reconheceu o Ágil como uma técnica que pode ser utilizada para gerenciamento de projetos, com Certificação específica PMI- ACP Ágile Certified Practitioner.
Para o especialista, o termo Ágil está diretamente ligado a estar preparado para mudanças. “Se problemas surgirem, vou solucionar para não impactar no desenvolvimento do projeto e isso não significa rapidez, como muitos pensam”, ressalta.
Porém, para incorporar o método a projetos, Almeida explica que muitas vezes há necessidade de adaptar, pois o conceito ainda está muito ligado com softwares e produtos, pode não ser compatível com a empresa, já que o Ágil retira a necessidade de burocracias exacerbadas. “É interessante estudar o método ágil e a metodologia preditiva, ou Waterfall, para aplicar em gerenciamento de projetos, assim fica mais clara a aplicação”, declara.
O Método Ágil é adaptativo e aplicado a projetos de alta complexidade. “Nesta metodologia, não dá tempo de impactos negativos devido a mudanças no escopo, já que no projeto, o time está preparado para mudança, agindo de forma rápida na solução”, explica.
No método, se utiliza um conjunto de processos e ferramentas para execução de atividades e controle das atividades – neste caso com a ajuda do Framework Scrum, focado no fator humano e na interatividade entre as pessoas. “Não há necessidade de muitos papeis, mas da conversa, da interação com o cliente, já que ele é o foco”, afirma Almeida.
O método surgiu de 17 especialistas e resultou no Manifesto Ágil, que possui 4 valores e 12 princípios. Almeida explicou os 4 valores.
1 – Indivíduos e Interações- menos e-mails e mais conversas;
2 – Entregáveis – Entregas são mais do que documentos – Declaração de Escopo, Requisitos de negócios, solicitação de mudanças e cases de Uso (mais utilizável internamente);
3 – Colaboração com Cliente – Focar no valor, não deixar ele em segundo plano. Não precisa escrever um e-mail gigantesco, mas conversar com ele, por telefone, que seja. Agilizar a comunicação;
4 – Responder as mudanças (principal do Ágil) – Como prever? Ele auxilia a formular, suportar as mudanças com o Framework Scrum.

O Scrum
O Scrum está dentro do Ágil, também é um método voltado para o desenvolvimento e criação de produtos (projetos) complexos. Um conjunto de regras voltado para algo que está em constante mudança.
Ao invés de determinar o Scrum como método, o chamam de Framework, uma estrutura que delimita procedimentos, uma forma de agir dentro de parâmetros. Ela prevê a existência de 3 pontos, que estabelecem uma dinâmica entre eles.
-Papeis: as tarefas de cada um do time, divido em Product Owner ou Dono do Produto, Time de Desenvolvimento, e o responsável – o Scrum Master;
– Eventos/Atividades: dinâmica de funcionamento constante, sem necessidade de reuniões não planejadas. Eventos com delimitação temporal (time-boxed) para ocorrer. Os eventos são ligados ao conceito de Sprint, dividida em Reunião de Planejamento, Reuniões Diárias, Trabalho de Desenvolvimento, Revisão da Sprint e Retrospectiva da Sprint – com foco progressivo em resultados;
– Artefatos: Informações-chave, voltadas para a transparência, assim todos estão cientes do que está acontecendo e podem fazer adaptações. É subdividido em Backlog do Produto (projeto) ou lista de prioridades com tudo o que precisa ter, Backlog do Sprint ou lista de prioridades para determinada Sprint com o que deve buscar e priorizar em casa etapa, e por último o Incremento do Produto (projeto) que é a soma do que já foi realizado durante a Sprint atual e anteriores. Para saber o que já foi realizado.
Para ter resultados, Almeida declara que a aplicação deve ser feita por quem tem conhecimento do método. Para saber mais sobre o assunto, acesse a palestra no canal do YouTube da AEAS Sorocaba.

Veja também