Palestra da semana (02.10) abordou ‘Introdução ao Mercado Financeiro’

 

No início da reunião da AEAS dessa quarta-feira, dia 2 de outubro, o presidente, eng. José Carlos Carneiro, comunicou a publicação da sentença condenatória em segunda instância, que reforçou a sentença anterior, condenando a ré (ex-funcionária Dania Gabrielli) à prisão e ao ressarcimento à AEAS dos valores desviados. (A sentença está publicada no site da AEAS)

  “Queremos que esse triste episódio não mais se repita e que sirva de exemplo para confirmar a necessidade de um bom programa de governança”, enfatizou.

O presidente lembrou que quando foi dado os primeiros passos para a instalação da governança corporativa na AEAS houve muitas vozes contrárias e até mesmo de forma contundente.

Informou também que haverá uma nova batalha para conseguir o cumprimento da sentença no que tange à recuperação dos recursos desviados. Se houvesse um sistema de governança, a época, não haveria esse transtorno.

Para que todos entendam o que realmente aconteceu, haverá uma publicação no site da AEAS com a sentença completa, evitando interpretações indevidas.

Após esses esclarecimentos, três novos associados tiveram seus respectivos nomes apresentados. São eles: Jeferson dos Santos Couto

e Eduardo Lippi (engenheiros civis) e  Sérgio Luiz de Assis (engenheiro químico). Além disso, o presidente também informou que o edital para a eleição do conselheiro do CREA já foi publicado.

A palestra da noite trouxe Bruno Isquierdo, sócio da Veedha Investimentos, escritório vinculado XP Investimentos, para falar sobre “

”, abordando a atualidade do setor e a importância do planejamento financeiro na vida das pessoas.

Bruno explicou a importante relação entre investimento e o custo de vida, priorizando a disciplina e mentalidade de longo prazo, e falou sobre o papel do assessor financeiro, que busca entender as características de cada investidor, seus sonhos, objetivos de vida e com isso adequar a carteira de forma mais assertiva possível para cada cliente.

O especialista falou, ainda, sobre o atual cenário econômico, a redução de taxa de juros, os movimentos que incentivam e mostram ao investidor que ele precisa sair da zona de conforto.

A Veedha Investimentos, que é uma parceira da AEAS, é um escritório focado em clientes “Alta Renda e Private”, e o mais novo dentro do “G20” (maiores e melhores escritórios da XP). Vencedor do prêmio de Escritório Revelação em 2018 e Destaque de 2019, com quase R$ 3 bilhões de patrimônio em apenas 2 anos.

*Segue sentença anexa. Sentença condenatória.

 

Veja também