Jantar Dançante da AEAS une mais de 300 convidados para comemorar seus 70 anos e outras datas especiais

Além dos seus 70 anos, completos em abril de 2022, comemorou do Dia do Engenheiro e Arquiteto com a presença de autoridades, parceiros e convidados

Veja mais fotos em https://aeas.org.br/galeria/

No último dia 03 de dezembro, a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba (AEAS) comemorou seus 70 anos, o Dia do Engenheiro (11/12) e Arquiteto (15/12) com a volta do tradicional Jantar Dançante AEAS. Mais de 300 pessoas entre autoridades, representantes de entidades e convidados, estiveram presentes na comemoração, que aconteceu no Alhambra Eventos, com show da banda Virada do Século, Câmera 360 e painel instagramável.

A noite teve início com um cerimonial bastante conciso, no qual o jornalista Thiago Cordeiro apresentou um relato sobre os 70 anos da entidade, chamou ao palco o presidente da AEAS, o engenheiro Heverton Bacca Sanches, que falou a importância do momento. “Com muita alegria que comemoramos os 70 anos da associação. Finalmente, após a pandemia, temos o retorno do Jantar Dançante. Recebemos aqui nossos convidados e patrocinadores para celebrar a história da associação e comemorar o bom momento que vivemos”, afirmou.

Após, um vídeo institucional com a passagem dos 70 anos da entidade foi mostrado e os diretores e conselheiros chamados para os parabéns e brinde.

O Jantar da AEAS foi patrocinado pelas empresas Metalique, Sicredi, Facens, Alta Vista XP, GWM Investimentos- BTG Pactual e Associação Comercial de Sorocaba, além de contar com o apoio do CREA-SP e Mútua.

A secretária de Urbanismo e Licenciamento de Sorocaba, Cibele Chabuh Bordezan, que representou o prefeito Rodrigo Manga, impossibilitado de ir ao jantar devido ao apoio em relação aos incidentes causados pela chuva no dia anterior em Sorocaba, agradeceu a atuação e representação da AEAS. “Primeiramente quero parabenizar pela festa linda. Eu, como engenheira e arquiteta, tenho muito orgulho de estar aqui nessa festa representando o prefeito Manga, com muito prazer. Obrigada associação por tudo o que fazem por nós e por nos representar tão bem”, comenta.

 

O vereador Fernando Dini, presente no Jantar representando a Câmara Municipal de Sorocaba, falou da importância da data. “Quero enaltecer essa importante profissão para que a gente possa ter a responsabilidade no construir e reformar, procurando cada vez mais a proximidade entre os profissionais de classe. Quero parabenizar a todos, sem exceção, especialmente a diretoria da associação, em nome do presidente Heverton Bacca, e dizer da nossa felicidade de estar mais uma vez em um evento como esse, enaltecendo essa rica profissão”.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Sorocaba, Paulo Henrique Marcelo, presente no evento e que participou de todo o processo de informatização da Aprovação de Projetos, falou sobre essa parceria. “Quero cumprimentar primeiramente a diretoria da associação de engenheiros e arquitetos de Sorocaba e parabenizar pelos 70 anos, em nome do engenheiro Heverton Bacca, o arquiteto e urbanista Eduardo Gatti e do engenheiro Henrique Deliberalli. Dizer que o poder público realmente, em parceria com a associação, vem desenvolvendo um trabalho fantástico para os munícipes de Sorocaba. Recentemente informatizamos a SEURB através dessa parceria com a associação, então é fundamental, esse momento é muito importante para nossa cidade. Que sejam mais 70 anos de inovação, de parceria. A Prefeitura Municipal de Sorocaba, através do prefeito Rodrigo Manga e de todos os secretários vem aqui parabenizar e agradecer esse momento tão importante para nossa cidade. Muito obrigado!“, declara.

 

O diretor Alessandro Nogueira fala do futuro. “É com grande alegria e satisfação que a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba comemora seus 70 anos.  A associação completando seus 70 anos parece algo antigo, mas não, a associação vem inovando e trazendo a integração de novos e jovens associados, profissionais da engenharia e da arquitetura, e assim nós estamos projetando o nosso futuro para que a nossa profissão esteja sempre alinhada com os interesses da sociedade. Obrigado a todos, estamos imensamente felizes com este evento”, ressalta.

O ex-presidente e conselheiro fiscal da associação, engenheiro José Carlos Carneiro, explanou sobre a importância histórica da entidade para a região. “Eu vejo a importância vital que a AEAS tem. Eu tinha 2 anos quando associação foi criada. Na minha infância eu via as informações sobre o trabalho da associação e não imaginava que um dia faria parte desse momento. Então, é muito gratificante saber o quanto ela contribuiu para a cidade e quanto que ela continua valendo ainda hoje para o desenvolvimento da região. Nós só temos que agradecer a todos os nossos presidentes anteriores, todos os engenheiros, arquiteto se técnicos, que batalharam durante 70 anos muito obrigado a todos eles e parabéns à associação”, afirma.

 

Os patrocinadores ouro, Gustavo Carlos Afonso e Denise Lima, da empresa Metalique, ressaltam os motivos de apoiarem a AEAS. “A Metalique patrocinou a associação por ser uma entidade que há mais de 70 anos ajuda e molda a engenharia em Sorocaba”, comenta Gustavo.

 

Denise acrescenta: “Apoiamos a associação porque o nosso setor está muito carente de profissionais, e acreditamos que uma parceria nesse momento, pode desenvolver e capacitar muitas pessoas que vão ajudar o nosso setor a crescer ainda mais. Parabéns associação pelos 70 anos e que a gente continue construindo e fortalecendo a nossa parceria”.

 

Também marcaram presença, o secretário de Serviço Público e Obras de Sorocaba, Darwin José, o vice-presidente da Associação Comercial de Sorocaba, Nilton Cesar Silva Jr, o diretor de comunicação do SBT Sorocaba, Eduardo Barazal, a diretoria do IP Facens, entre outras instituições e entidades.

 

Sobre a AEAS

Fundada em 08 de abril de 1952 em Sorocaba, a AEAS influenciou e auxiliou na criação e execução de diversas melhorias para a cidade, impactando cidadãos e profissionais envolvidos. Como exemplo podemos citar a criação do Plano Diretor de Sorocaba, a execução da Rodovia José Ermírio de Moraes (Castelinho), obras de impacto, melhorias para os profissionais, fiscalizações e auxilio à população em assuntos técnicos, campanhas sociais, entre outros.

A AEAS vem, desde abril de 1952, defendendo princípios em prol dos profissionais e da comunidade. Representa perante as autoridades os interesses da categoria, defende os interesses da classe, o progresso da engenharia e do ensino técnico e oferta a congregação de todos os profissionais da área (engenheiros, arquitetos, agrônomos, geólogos, geógrafos e tecnólogos).

Uma de suas mais recentes atuações, foi a conquista do retorno do Aprova Digital. A AEAS atuou diretamente com o poder público, levando esta demanda solicitada pelos profissionais. Isto culminou, após muitas tratativas e total apoio da Prefeitura de Sorocaba, no retorno da agilidade na aprovação de projetos.

“Nosso intuito é dar auxílio e suporte aos profissionais. A exemplo disso, podemos destacar a volta do Aprova Digital em Sorocaba, já que a AEAS esteve intimamente ligada à esta demando, levando ao poder público as necessidades dos profissionais e claro, com um trabalho em conjunto conseguimos o resultado que é visto hoje”, afirma Heverton Bacca Sanches, presidente da AEAS.

Hoje, a AEAS possui cerca de 1.000 associados, entre engenheiros, arquitetos, tecnólogos e técnicos, além de ser a sede do CREA-SP, na cidade.

Entre suas atividades estão cursos, fóruns, palestras de relevância técnica, parcerias com entidades representativas e Conselhos Municipais para a discussão, planejamento e execução de atividades em prol da cidade e região e dos profissionais. Coworking para profissionais utilizarem para reuniões, trabalho remoto e palestras. Além de benefícios concedidos a seus associados, como convênios, descontos e outros e atividades de cunho social.

 

Veja também