Fórum das Cidades Inteligentes teve grande público

Fórum das Cidades Inteligentes teve grande público

A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba, AEAS, realizou em 5 e 6 de dezembro o Fórum Cidades Inteligentes. Com o patrocínio do CREA/SP, teve como objetivo disseminar os conceitos de Cidades Inteligentes na comunidade acadêmica, nas AEAS Jovens e dos profissionais das áreas afins.

O evento visou demonstrar a importância das Engenharias para o desenvolvimento de uma cidade inteligente, bem como a importância do atendimento aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da ONU (ODS); fomentar discussões pertinentes e formar replicadores.

No dia 05, aconteceu na Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens) com auditório cheio. Os temas das palestras foram desde tecnologia a meio ambiente. Entre os especialistas que debateram o tema, estiveram Regiane Romano, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), que abordou sobre Transformação Digital, loT e o Impacto nas Cidades Inteligentes, com dados importantes de investimento para nosso país.

Júlio Ribeiro, da HubSE Tecnologia, falou sobre o Plano Diretor Inovador para Cidades Inteligentes, trazendo conceitos e novos pensamentos para se criar cidades realmente mais inteligentes.

Após estas palestras, houve uma roda de debates sobre os temas.

Maurício Motta, à frente da Secretaria de Meio Ambiente de Sorocaba, discorreu sobre o Uso de teoria dos conjuntos Fuzzi para avaliar fragmentos florestais e indicar percentuais de espaços livres em loteamento urbano. Hewerton Bartoli, da R3CICLo Gestão de Resíduos, com a Permacultura e Bioconstrução – A importância de trabalhar com a natureza; Carlos Silvestre, da Salmeron Ambiental, mostrou as Novas Fontes de Energia – A importância da geração de energia a partir de resíduos sólidos para as mudanças climáticas; Marney Antunes, da EDP, também trouxe como tema as Novas Fontes de Energia, mas com foco na Energia das Smart Cities.

Renato Gianolla, especialista da área de mobilidade, apontou a Mobilidade Urbana nas Smart Cities e Eduardo Honorato, da Munio Security, a Cibersegurança nas Smart Cities.

No segundo dia (6), no Parque Tecnológico de Sorocaba Alexandre Beldi Netto, o evento também durou o dia todo, com temas voltados a economia e governança.

Economia, Empreendedorismo e Inovação – Empreendedorismo e o impacto na cidade inteligente, humana e sustentável foi  tema discutido por diversos especialistas: Davi Paunovic, do SEBRAE, Sofia Harbs, da Innohub, Rubens Romano da AEAS Jovem e Roberto Freitas, presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, além do presidente da AEAS, eng. José Carlos Carneiro.

Iara Negreiros, da Comissão de Estudos de Cidades e Comunidades Sustentáveis – ABNT, falou sobre Governança, abordando as Cidades Sustentáveis, Inteligentes e Resilientes, a Normalização e Indicadores, tentando passar aos presentes mais de 5 anos de estudo.

E a prefeita de Monteiro Lobato, Daniela Brito, também abordou a Governança, mas apontando como exemplo sua cidade: Monteiro Lobato, que já é uma Cidade Inteligente, Humana e Encantada (CIHE – 2030).

À tarde, a urbanista Sandra Lanças, representando a AEAS, falou sobre Tendências de Planejamento Urbano para Cidades mais Inteligentes, com Qualidade de Vida. Marcos Weiss, da MR/W Brasil, apontou a Tecnologia e Comunicação (TIC), explanando sobre os conceitos, críticas e perspectivas das Cidades Inteligentes.

O Painel sobre Governança foi moderado por Marcos Weiss, com participação da prefeita de Monteiro Lobato, Daniela Brito, Flávio Amary, secretário Estadual de Habitação (SP), Dra. Roberta Guimarães Pereira, secretária de Assuntos Jurídicos e Patrimoniais de Sorocaba, representando a prefeita de Sorocaba Jaqueline Coutinho, o deputado federal Jefferson Campos e o assessor Luiz Antonio Quillicci, representando o deputado federal Vittor Lippi.

Após o encerramento houve a assinatura do documento que criou formalmente o Comitê de Cidades Inteligentes, liderado pela Associação dos Engenheiros de Sorocaba (AEAS), aberto para as demais entidades, com o intuito de promover e integrar ações relacionadas ao tema Smart Cities que possam ser implantadas na Região Metropolitana de Sorocaba.

Mais fotos neste link: www.aeas.org.br/galeria

Veja também