Entidades sorocabanas enviam Manifesto Público em Defesa do Planejamento Urbano do Município de Sorocaba à prefeita Jaqueline Coutinho

No dia 29 de julho, a Associação dos Arquitetos e Engenheiros de Sorocaba (AEAS), Associação Comercial de Sorocaba (ACSO), CIESP Sorocaba e o Sincomerciários, encaminharam um manifesto à Prefeitura de Sorocaba, a fim de contribuir com as ações de planejamento e desenvolvimento urbano na cidade.

O documento, que já havia sido entregue na gestão do então prefeito José Caldini Crespo, foi atualizado e entregue agora para a prefeita Jaqueline Coutinho.

No documento consta a preocupação das entidades com o crescimento desordenado da cidade, que já mostra “sinais de deterioração da qualidade de vida”. Cidades assim acabam tornando-se “violentas, segregadas, e desiguais, desprovidas de equipamentos urbanos de convívio social”, está descrito no Manifesto. Além de questões como a redução das zonas verdes e a escassez da água.

Para controlar e estudar a questão, as Entidades solicitam que haja uma efetiva Política de Desenvolvimento Urbano, com diretrizes e objetivos claros. Já que não existe Plano Diretor sem isso.

“O custo social de um projeto desarticulado colocado em prática pode ser muito maior que os eventuais ganhos econômicos e políticos de um empreendimento”, descrevem as Entidades. Ainda enfatizam que “cidades com visão de futuro não realizam obras apenas pela vontade momentânea de quem ocupa o poder”.

Pedem para que a Prefeitura revise a sequência de projetos de obras que estão vindo à público ou em estudo, para que sejam repensados e estudados por um grupo técnico de alto nível, que represente a comunidade.

Para que criem um novo Plano Diretor, com a nova realidade sorocabana, baseado em uma Política de Desenvolvimento Urbano. As Entidades se colocam à disposição para colaborar na criação desse processo.

Ressaltam ainda que o Manifesto não é nenhum tipo de confrontação, mas objetivam apenas qualificar Sorocaba em planejamento urbano, colocando-se à disposição das autoridades e da comunidade.

Leia na integra o Manifesto abaixo.

Manifesto Público em Defesa do Planejamento Urbano do Município de Sorocaba

Veja também