Eleições AEAS acontecerão no dia 29 de maneira virtual. Saiba os detalhes no comunicado.

Comunicado

Sinto-me na obrigação de expor aos associados às dificuldades, que venho experimentando diante da atual conjuntura. Como é do conhecimento de todos, a minha gestão terminaria em 30/04/2020, com a eleição da nova diretoria, o que não foi possível em função da pandemia, causando o necessário adiamento das eleições por algumas vezes, o prazo estatutário máximo para que eu continue a frente da AEAS é 31/07/2020. Motivo pelo qual, remarcamos o pleito para 29/07/2020. Buscando a melhor alternativa e na obrigação de preservar a saúde dos associados e colaboradores, foi previsto uma revisão do processo no dia 15 de julho conforme a evolução da gravidade do quadro pandêmico, sempre com o intuito da segurança.

Ainda em março quando se estabeleceu a quarentena, nossa eleição programada para abril entrou de roldão. Foi então marcado uma reunião com a Diretoria, Comissão Eleitoral e candidatos para decidir pelas eleições virtuais ou adiamento. A maioria decidiu pelo adiamento, pois havia a indicação do relaxamento dos casos acompanhando os exemplos da China e Itália que se mantiveram em isolamento intenso durante dois meses.

Infelizmente entre nós isso não aconteceu. A cada adiamento vinha acompanhado de um crescimento exponencial dos casos. As manifestações dos diretores que responderam foram todas para o dia 29 de julho em condições improrrogáveis.

Eleições Virtuais

Nesse meio tempo recebemos manifestações de Associados interessados nas eleições, mas preocupados com os riscos de um evento presencial. Um desses Associados foi além e protocolou formalmente seu pedido para eleições virtuais. Encaminhamos essa solicitação para os Diretores para que dessem uma posição favorável ou contrária a essa solicitação que teve um resultado apertado, mas favorável ao atendimento do pleito.

Como o resultado não foi unânime e houve manifestações de candidatos desfavoráveis à realização das eleições virtuais, resolvemos antecipar a decisão que seria no dia 15/07 para agora, para que haja tempo dos nãos concordantes exercerem o direito ao contraditório.

Lembrando que existe o posicionamento da Juíza sobre a ação contra a AEAS, impetrada por um dos candidatos, onde é taxativa ao considerar como ato criminoso a ser imputado ao Presidente, caso delibere eleições presenciais em meio à pandemia.

Considerando que houve manifestações de Associados fora do ambiente das chapas em disputa, sempre favoráveis às eleições virtuais.

Considerando que a Diretoria em sua maioria aprovou as eleições virtuais.

Considerando que a lei federal 14.010 de 12/06/2020 e medida provisória 931 permitem assembleias e eleições virtuais mesmo que o estatuto seja omisso.

Considerando que no dia 31 de julho vence a prorrogação do mandato, tornando inválidas as ações administrativas correntes como, por exemplo, as operações bancárias. Existe tênue amparo para solucionar a prorrogação, mas tão complicado como a própria eleição.

Considerando que no mercado existem plataformas seguras e auditadas para o pleito virtual.

Com as considerações acima entendemos como melhor opção para o momento atual é a realização das nossas eleições por meio virtual.

José Carlos Carneiro, presidente da AEAS


Abaixo a solicitação formal de um associado favorável e um manifesto contrário:

Tendo em vista estar sendo já anunciada, até por meio de edital, as eleições para a Associação, para o mês de julho do corrente ano;

Tendo em vista que estamos em plena ocorrência da pandemia do novo coronavírus em nosso país, com mais de 56000 mortes e mais de 1,2 milhão de contaminados, até a data de hoje;

Tendo em vista que não se tem uma previsão de vacina para esta doença e a “curva” de contaminação só continua a subir, com os hospitais, em sua maioria, cheios;

Tendo em vista que no nosso município, Sorocaba, e região, voltamos a ser Zona 1, Vermelha, pelo Programa São Paulo, do Governo do Estado de São Paulo, para contenção da contaminação pelo vírus, com limitação de abertura de estabelecimentos e circulação de pessoas;

Tendo em vista que grande parte de nós associados somos maiores de 60 anos e/ou temos doenças pré-existentes, circunstâncias agravantes para quem se contagiar com a Covid-19, 

É que venho solicitar a Diretoria atual da Associação que possa analisar a possibilidade de se realizar as eleições para a nova Diretoria, por meio eletrônico, pela internet, onde atualmente possuímos diversas plataformas para isto.

Não temos condições de realizar as citadas eleições presencialmente sem evitar aglomerações, contato com diversas pessoas, o que justamente facilita a proliferação do novo coronavírus.

Não importa se ela ocorrerá em julho, o importante é a prevenção ao novo vírus, que, no mínimo pode deixar a pessoa com sequelas, que não se sabe ainda a extensão e consequências futuras.

Acho que uma oportunidade como está de exercermos a democracia na nossa Associação, devemos pensar no todo, em todo mundo, inclusive nos funcionários que estarão presentes trabalhando, nos mesários, nos fiscais de chapa e demais. Por mais que pensem em prevenção para essas pessoas e para quem for votar, há o risco grande de contaminação.

Não tenho, nem quero, emitir procuração para outra pessoa exercer este meu direito.

Espero que esta solicitação possa ser levada em conta pelos senhores(as).

Sérgio Lúcio Valadão de Miranda, Eng. Agrônomo, Sorocaba – SP.

—–

Eleições para Diretoria Executiva biênio 2020-2022 da AEAS

Em virtude de a chapa EVOLUÇÃO ter recebido ligações e mensagens de membros da chapa AEAS MELHOR, que tem entre seus componentes alguns membros da atual Diretoria Executiva e que os mesmos estão recebendo um e-mail dessa Associação questionando a possibilidade de haver votação não presencial para as referidas eleições, temos as seguintes objeções:

1-    A atual gestão da Diretoria Executiva NÃO deveria nem pensar em tal hipótese, uma vez que em reunião a convite da atual presidência, juntamente com a Comissão Eleitoral, foi definido pelos candidatos à presidência de cada chapa que deveríamos seguir o que rege o Estatuto atual da AEAS, portanto, que a votação deva ser presencial.

2-    Tendo a atual gestão convidado o Conselho Administrativo, após a reunião com os candidatos à Diretoria Executiva, para apresentar e, possivelmente, definir uma estratégia para que possa ocorrer a Eleição, apenas uma única Conselheira Administrativa (Arq. Zuremar Fátima Pury Basso) compareceu, inviabilizando qualquer estratégia.

3-    Cabe a esta sociedade continuar respeitando todas as leis vigentes (Municipais, Estaduais e Federais), bem como o atual Estatuto da AEAS, evitando assim qualquer contradição que possa prejudicar a imagem consolidada da AEAS.

4-    A chapa EVOLUÇÃO já havia se manifestado para que a Eleição biênio 2020-2022 fosse suspensa por tempo indeterminado até que o isolamento social fosse definitivamente  descartado pelas autoridades governamentais.

Dessa forma solicitamos ao Sr. Presidente que NÃO tome tal iniciativa, causando um desrespeito aos candidatos de todas as chapas e ainda, para com os associados da AEAS.

Solicitamos ainda que V. Exª. publique esta manifestação no site da AEAS para que os associados tenham ciência da posição da chapa EVOLUÇÃO em apoio à chapa AEAS MELHOR.

Devido à pandemia (COVID-19), cabe a nós, cidadãos e associados, seguirmos, rigorosamente o Isolamento Social, conforme determinação do Governo Estadual.

Após definição de término do Isolamento Social pelas autoridades governamentais, sugerimos que as Eleições ocorram após 30 (trinta) dias.

Chapa EVOLUÇÃO

Para ver as campanhas das Chapas acesse o link: https://aeas.org.br/eleicoes/

Veja também