Diretoria da AEAS tem reunião emergencial na Seplan após a repercussão positiva do abaixo-assinado feito pela AEAS

A diretoria da AEAS teve uma reunião extraordinária na Secretaria de Planejamento de Sorocaba (Seplan) após a repercussão positiva do abaixo-assinado feito pela AEAS sobre o Sistema atual de APROVAÇÃO DE PROJETOS NA PREFEITURA MUNICIPAL DE SOROCABA.

Foram 500 assinaturas em 24 horas, com mais de 150 apoiadores, totalizando 650 pessoas, a maioria de Sorocaba, mas também da região, de várias partes do Brasil e até de outros países. A diretoria da entidade, representada pelo presidente, engenheiro eletricista Heverton Bacca e os diretores, engenheiro civil Henrique Deliberali e o arquiteto Eduardo Gatti, juntamente com os secretários Paulo Henrique, de planejamento e Fausto Bossolo, da administração, realizaram uma reunião, no último sábado (30), para definir sobre as demandas que provocaram a criação do documento.

Na ocasião foi acordado entre a diretoria da AEAS e os secretários a criação de um ofício, que deverá ser protocolado na prefeitura nesta quinta-feira (4), com as informações sobre o abaixo-assinado e as demandas apresentadas pelos associados aos diretores, com prazo de uma semana para análise da secretaria, que deverá enviar resposta até dia 11 de novembro.

Entre as demandas discutidas na reunião estavam o pedido dos Engenheiros, Arquitetos, Técnicos e Tecnólogos, profissionais devidamente registrados nos conselhos de classe (CREA/CAU/CRT), que solicitam que a Prefeitura Municipal de Sorocaba faça de forma urgente, alterações substanciais no procedimento de aprovação de projetos, que segundo os mesmos, há décadas vem desagradando e causando transtornos e prejuízos incalculáveis a esses profissionais, ao mercado de trabalho e a população em geral.

Após a reunião, o presidente Bacca comentou sobre o resultado da reunião. “Após uma ótima iniciativa da associação, o secretário de Planejamento Paulo Henrique nos chamou para uma reunião, juntamente com o secretário da Administração Fausto, para que pudéssemos trabalhar sobre a agilidade desse universo de aprovação de obras na cidade de Sorocaba, que deveria ser muito mais rápido e poderia evoluir de forma mais rápida e melhor, porque é uma preocupação muito grande e a AEAS vem para defender os interesses dos profissionais de engenharia e arquitetura”.

O diretor de comunicação, arquiteto e urbanista Gatti continuou a fala do presidente dizendo que “A reunião foi muito produtiva, nós queríamos deixar os profissionais cientes que nunca deixamos de participar de reuniões. Hoje como o Heverton disse, estamos aqui em um sábado, quase duas horas de reunião para podermos chegar a um consenso com a prefeitura, o nosso abaixo assinado serviu de uma foto de um momento, mostrando para a administração municipal qual o grau de satisfação dos profissionais e eles nos atenderam com sensibilidade de entender que alterações deverão ser feitas. Existe já um planejamento com várias modificações que possam acontecer na secretaria, inclusive para as pessoas que também tem a questão do financiamento bancário e necessitam de aprovação mais rápida”.

Já o vice-presidente, engenheiro civil Deliberali, disse que a dificuldade que o cidadão tem em obter todas as documentações necessárias para o financiamento bancário é muito grande, visto que a liberação do alvará e do projeto legal tem demorado muito na Prefeitura Municipal de Sorocaba. “Nós expusemos essas situações na reunião e propusemos algumas sugestões de solução com base em leis municipais existentes de forma a dar celeridade ao processo e o cidadão sorocabano não perder o sonho da casa própria. Então isso gera um problema muito grande para o cidadão e nós buscamos isso, não só para o profissional arquiteto, engenheiro que entra com projeto”, explicou.

O presidente Bacca finalizou comentando sobre o ofício que será protocolado na prefeitura no dia 04 de novembro. “Dado esse ofício, que muito mais do que uma informação do que aconteceu, em termos de assinaturas, pesquisas, vai trazer algumas soluções imediatas para a celeridade de aprovação de obras. Sim, da casa própria, mas também de comércio. A gente se preocupa com o profissional da engenharia, com o profissional de arquitetura, com a sociedade civil, mas também com o crescimento da economia. Então é isso, nós estamos trabalhando para que esse processo evolua e que os profissionais consigam trabalhar de forma mais tranquila, aprovar suas obras de maneira correta e rápida”.

Gatti encerrou afirmando que a AEAS fez essa ação, em apoio aos profissionais que assinaram a petição.

Veja o vídeo na íntegra no link:

Veja também