Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Artístico, Arquitetônico, Turístico e Paisagístico de Sorocaba é empossado

O Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico, Turístico e Paisagístico de Sorocaba (CMDP) foi empossado na quarta-feira (18) no Teatro Municipal Teotônio Vilela, um dia após a celebração do Dia Nacional do Patrimônio Histórico (17 de agosto).

 

O CMDP é formado por representantes da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba (AEAS), Conselho Regional de Engenharia e de Arquitetura (CREA-SP), Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), a Secretaria da Cultura, Secretaria Jurídica (SAJ), Secretaria de Planejamento (Seplan) e o Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS).

Além da Arquidiocese de Sorocaba, Museu Histórico Sorocabano (MHS), Universidade de Sorocaba (Uniso) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).


O Decreto Municipal nº 26.327/2021, que dispõe sobre a nomeação dos novos membros do CMDP, foi publicado na Imprensa Oficial do Município em agosto deste ano.

“Sorocaba tem muitos pontos importantes para a história, não só da cidade como do Brasil. Acho importante que todos tenham conhecimento, um conselho desses é super importante. Não precisa ser um prédio altamente valioso, mas que tenha um valor cultural. Eu prestigio muito esse conselho, respeito muito as decisões deles”, afirma o Secretário da Cultura, Luiz Antônio Zamuner.

Para o arquiteto Alberto Streb, que esteve presente na posse como titular pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo, poder representar o CAU é gratificante.

“Fui convocado pela presidência estadual do CAU, isso é uma conquista de 10 anos, não só minha como arquiteto, mas do conselho de arquitetura que tem representantes em todos os conselhos na área técnica. Do patrimônio histórico e cultural mais ainda, que é uma atividade exclusiva do arquiteto. Vejo com bons frutos essa participação do CAU de toda a classe de arquitetos”, afirma.
“Sorocaba precisa que a gente dê bastante visibilidade, principalmente aos monumentos públicos que merecem ser restaurados, cuidados”, completa.

Mônica Oinesso é arquiteta e urbanista associada à AEAS desde 2018, está no conselho representando a AEAS. Ela conta que se sente feliz em representar a entidade e no retorno dos trabalhos do conselho, que estavam parados há oito meses.

“Eu queria fazer parte do Conselho do Patrimônio, eu acho muito importante, Sorocaba é uma cidade de 367 anos e tem muito patrimônio, um poder histórico muito grande e as vezes as pessoas não sabem tanto. A AEAS está há muitos anos aqui no conselho, e tem um trabalho bem importante e grande”, conclui.

Posse em patrimônio histórico

Como o Conselho do Patrimônio foi empossado, o local para a cerimônia não podia ser diferente: um patrimônio histórico.
O Teatro Municipal “Teotônio Vilela” (TMTV) é um espaço cultural que foi tombado como patrimônio histórico da cidade.

Com o encerramento da reunião, os novos integrantes do CMDP também visitaram as instalações do teatro, a convite da Secretaria da Cultura.

De acordo com a prefeitura, o grupo conheceu os diversos espaços do TMTV, que vem recebendo manutenções e melhorias nos últimos meses, como reparos na rede elétrica, nova pintura, substituição de cortinas cênicas, um novo jardim externo, entre outras.

Veja também