BIM e Realidade Aumentada: Projetar e Construir sem desperdícios e com inúmeras facilidades!

Na quarta técnica do dia 05, os temas BIM e Realidade Aumentada – Revolução Digital na Construção Civil e Pesada foram explanados pelo especialista da TOTVS, Petrus Evangelista Júnior, Tribe Leader do segmento de Construção da empresa.

No BIM (Building Information Modeling) a ideia é ir além do modelo, é colocar todas as informações e visualizar os avanços físicos do projeto, dentro do modelo 3D, é colocar os custos dentro desse modelo. “Parece algo futurista demais, mas não é, é a realidade. E consigo uma entrega eficiente desse projeto”, afirma Evangelista.

Usando o BIM, há redução de erros e retrabalho, redução de custos, mais qualidade na obra, colaboração de equipes com ajustes simultâneos, simulação de formas e elementos complexos e menor estoque, já que o planeamento é mais assertivo.

A proposta do BIM vai além, de acordo com Evangelista, pois foca no modelo da construção, pensa nos quantitativos do modelo, nas falhas, evolução da obra e manutenção do prédio. “O BIM é o ideal, coloca a construção em outro patamar. BIM não tem volta, segundo a TOTVS, as empresas não podem mais pensar se vão ou não adotar o BIM, mas quando vão adotar”, afirma.

A Ferramenta da TOTVS de construção, o TOTVS Construção Obras e Projetos de integração com o BIM é um pacote bastante completo que gerencia todos os níveis, com orçamento, planejamento e acompanhamento, ou seja, desde o projeto até a execução da obra. “Na ferramenta TOTVS, se usa modelo paramétrico 3D e consegue renderizar e ver tudo, com elementos detalhados, além de ferramentas como o Clash Detections, que verifica interferências de diversos setores”, explica Evangelista.

As sequências estão divididas em 3D que é a visualização do modelo com apropriação, modelo paramétrico que faz upload de arquivo IFC e gera a planilha orçamentária automaticamente a partir da modelagem.

Em 4D, que é o planejamento, a simulação do tempo e em 5D, com o acompanhamento de custos. Nesta fase há o aplicativo Minha Obra, que acaba com solicitações em papel ou e-mail, e possui processos simples e integrados. Além disso, tem medições em campo do que acontece de verdade: “avanço físico com evidência de foto, apontamento de mão de obra com custo real de quem trabalhou em qual frente, verificação de onde gastou com equipamentos e ciclo de transporte e consegue fazer pedido de material, de material extra e movimentação de produto, para ter controle de custos”, detalha Evangelista. O aplicativo é compatível com Android e IOS.

Nessa fase é que a utilização da realidade aumentada acontece. Com o celular, pode se ver o projeto no terreno, localização de tubulação, parte elétrica e tudo o que consta no projeto. “Nosso olho é treinado para guardar mais imagens do que planilha. Usar o recurso de identificação de padrão visual é mais eficiente do que relatório, que geralmente guarda 16 ou 17 itens. Assim se evitam erros simples e desperdícios, entre outros”, ressalta Petrus.

Também pelo Portal Minha Obra é possível monitorar o que acontece na obra, com detalhamento claro.

Mais informações na palestra completa na WEB TV AEAS e no YouTube da AEAS Sorocaba.

Veja também