Associados fazem visita técnica à Wobben Windpower/Enercom

Uma comitiva de engenheiros associados à AEAS fez uma visita técnica à unidade da Wobben Windpower/Enercom, sediada em Sorocaba, na tarde do dia 10 de abril.

Recepcionado pelos engenheiros Luis Fernando Bacarim e Danilo Caldas, os visitantes receberam informações sobre a história da empresa e sua responsabilidade socioambiental e educacional, o mercado da energia eólica no Brasil e seus aspectos gerais e técnicos, e a importância da sede local da Wobben, que tem matriz na Alemanha.

Os associados também conheceram de perto as etapas e detalhes da fabricação das pás eólicas e dos geradores.

Participaram da comitiva da AEAS os seguintes engenheiros associados: José Carlos Carneiro, Luiz Francisco da Silva, Heverton Bacca Sanches, Jefferson Dias, Alessandro Damico e Claudio Francisco dos Santos.

Repercussão

“Nossa visita na Wobbem foi muito proveitosa, tanto pela parte técnica como pelo conhecimento do novo mercado de energia com uma matriz em grande transformação.

Conhecemos todo o processo produtivo em seus detalhes. Recebemos detalhada explicação de como a empresa consegue alta eficiência na geração em baixa rotação sem o uso de caixa de engrenagens multiplicadora. Com certeza enriquecemos nossos conhecimentos”, disse o presidente engenheiro Carlos José Carnieoro.

O engenheiro Luis Fernando Bacarin, um dos anfitriões,  disse que foi um prazer receber a comitiva de colegas interessados na energia eólica. “Foi um momento importante para mim e para o engenheiro Danilo Caldas, já que pudemos falar de uma importante fonte de geração de energia limpa e sustentável, da importância da Wobben/Enercon para o mercado nacional e internacional. Também é de estrema importância essa troca de conhecimentos entre a associação de engenheiros e nós, que nos proporciona uma maior rede networking entre as mais diversas áreas de engenharia”.

Sobre a Wobben

A Wobben Windpower é a primeira fabricante de aerogeradores (turbinas eólicas) de grande porte da América do Sul, foi instalada em Sorocaba em dezembro de 1995. Foi criada para produzir componentes e aerogeradores para o mercado interno e exportação, além de projetar, instalar e prestar serviços de assistência técnica para usinas eólicas. É também, a primeira produtora independente de energia elétrica, oriunda de fonte eólica, autorizada pela Aneel com quatro usinas próprias em operação, sendo três delas com mais de 15 anos de operação.

É subsidiária da Enercon, sediada na Alemanha, líder mundial em tecnologia eólica de ponta e uma das líderes do mercado eólico mundial e fundada pelo engenheiro Aloys Wobben.

 

Veja também