Aeas traz palestras sobre segurança em relação aos tipos de cabos e rede elétrica de transmissão

No dia 17 de outubro de 2022, a Associação dos Engenheiros e Arquitetos e Sorocaba (AEAS) realizou em sua sede, duas palestras que abordavam os tipos de cabos para instalações elétricas e os riscos envolvendo a rede elétrica urbana e os sistemas de subtransmissão.

O evento teve início com a palestra realizada pela Prysmian, com o tema “Importância da escolha do cabo para uma instalação elétrica segura”, ministrada pelo palestrante Ricardo Padilha Avena, graduado em Engenharia Elétrica pela FACENS, formado técnico em Eletrotécnica pelo Centro Paula Souza e que atua na Pesquisa Desenvolvimento e Inovação da Prysmian Group, tendo mais de 23 anos de experiência na indústria de cabos metálicos e óticos com trabalhos também nas áreas de processo, treinamento e aplicação.

Ricardo comentou também sobre a experiência adquirida pelos que acompanharam a palestra pelo tema ser de extrema importância em todos os meios

“Tanto do ponto de vista dos fabricantes de cabos de baixa, média e alta tensão, é essencial fazer a escolha certa na hora da montagem da sua instalação elétrica para que seja algo seguro e sempre conversar com os profissionais que estão trabalhando nesse processo”, discorreu Avena.

A segunda palestra foi ministrada pelo Gerente Sênior de Operações de Subtransmissão CPFL Santa Cruz e CPFL Piratininga, Rodrigo Nascimento, que também é Engenheiro Eletricista pela FACENS e pela coordenadora de Segurança do Trabalho Lisiane Paulon, que atua nas distribuidoras do estado de SP (CPFL Piratininga, CPFL Santa Cruz e CPFL Paulista), e é Engenheira Eletricista. Ambos falaram sobre os riscos envolvendo a rede elétrica urbana e os sistemas de subtransmissão, realizada pela CPFL.

Rodrigo falou sobre a importância do evento por mesclar a indústria, com o seguimento de serviços essenciais e pela presença de técnicos, engenheiros e especialistas no assunto que juntos puderam por meio das palestras, agregar muito conhecimento. “Quem participou do evento conseguiu aprimorar sua sabedoria no quesito padrões construtivos, equipamentos de alta qualidade e segurança nas instalações elétricas, desenvolvendo um network incrível”, afirma o engenheiro eletricista.

Lisane também comentou sobre a campanha que a CPFL Paulista promove, chamada Guardião da Vida, criada para que a comunidade adote atitudes mais seguras pela vida das outras pessoas. Um dos objetivos é alertar sobre acidentes envolvendo profissionais liberais, como pintores, pedreiros, eletricistas particulares e trabalhadores da área rural, além de instruir sobre riscos de ligações elétricas clandestinas, poda de árvore malfeita, brincadeiras com pipas, entre outros.

“Convidamos os que estiveram presentes para fazer parte dessa nossa campanha que passou a ser uma causa social, após termos mostrado os dados estatísticos de acidentes envolvendo principalmente esses profissionais, a reação foi de surpresa, mas acreditamos que passando a informação de guardião para guardião, podemos salvar muito mais vidas”, finaliza a coordenadora.

Mais informações sobre os próximos eventos da AEAS aqui no site ou pelo whatsapp: (15) 99787- 8359.

 

Veja também