AEAS disponibiliza palestra sobre impactos de reformas em edificações e condomínios com aporte da Mútua

A palestra on-line sobre “Gestão de Condomínios e Associação de Moradores”, realizada pela AEAS (Sorocaba) com aporte da Mútua e apoio institucional da ARESPI (Associação Regional dos Engenheiro de Itapeva), AEAS (Salto) e AEAI (Itatiba), neste mês de agosto, apontou os impactos, documentações e patologias de reformas em edificações e condomínios.

O evento foi iniciado com a fala do presidente da AEAS, Heverton Bacca Sanches, e a palestra ministrada pelo arquiteto e urbanista Eduardo Silva Amorim. Logo no início, o presidente agradeceu à MUTUA-SP, pelo patrocínio e parceria com a associação em mais um evento, e a todos os associados e não-associados participantes.

O diretor da MUTUA, engenheiro Renato Archanjo, participou de um evento como esse pela primeira vez, e reforçou que o mutualista tem o benefício de desconto na mensalidade da associação.

“É uma satisfação muito grande. Parabéns pela iniciativa, a MÚTUA está lá pronta para ajudar, colaborar nessa ação tão importante que é levar o conhecimento em eventos desse porte, de alto nível”, diz.

Durante a palestra de Amorim, o arquiteto mostrou casos famosos de edificações que sofreram algum dano, como a “tragédia no edifício liberdade”, no Rio de Janeiro, na qual caíram três prédios por reforma realizada sem controle.

O palestrante também exemplificou reformas de retiradas de paredes, com as análises técnicas de impacto estrutural e responsabilidade, impacto no sistema elétrico, no desempenho acústico, e diversos outros tipos de reformas, como troca de pisos e envidraçamento de sacadas.

Amorim também apresentou os nove passos de um procedimento de reformas e sanou as dúvidas mais frequentes com relação ao tema.

“Precisa ter um responsável técnico, porque se não qualquer problema que possa ocorrer, desde um acidente de trabalho até um problema maior, envolvendo mais pessoas, é atribuído ao responsável legal que deixou acontecer sem um profissional registrado, habilitado. É bastante importante”, afirma.

Ao todo, mais de 90 pessoas assistiram a palestra, foi transmitida ao vivo e está disponível no canal da AEAS Sorocaba no Youtube.

Veja também