AEAS marca presença no principal evento de engenharia do Brasil

A comitiva da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba voltou bem impressionada com os resultados da 75ª SOEA. A Semana Oficial de Engenharia e da Agronomia reuniu mais de 3 mil profissionais e representantes de 27 Creas de todo o país, de 21 a 24 de agosto, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Maceió, nas Alagoas.

O grupo técnico sorocabano foi formado pelo, eng. José Carlos Carneiro (presidente da AEAS), eng. Rafael Arruda Janeiro (gerente regional do Crea-SP), eng. Carlos Azevedo Marcassa (conselheiro do Crea-SP) e o eng. Samuel Carlos Flora (inspetor do Crea-SP).

Os representantes da Associação enfatizam que o evento ofereceu para profissionais da engenharia e área tecnológica uma grande diversidade de minicursos, palestras e seminários, dentro do tema “Engenharia e Ética na Reconstrução do Brasil”, com a exibição de um rico panorama do que acontece no país nas questões tecnológicas, de infraestrutura e suas relações com a política. E voltaram com muitas ideias novas que brevemente poderão ser aplicadas em nossa cidade e região.

No dia 22, Carneiro foi pego de surpresa ao ser convidado para ser, por duas horas, o mediador da palestra “Engenharia e Agronomia do Futuro e Seus Papéis no Desenvolvimento do País”, proferida pelo engenheiro agrônomo Ricardo Luís Rocha Ramalho e pelo engenheiro aeronáutico Maurício Pazini Brandão, Brigadeiro Professor da divisão de aeronáutica e ex-diretor do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica). O presidente da AEAS substituiu o presidente do Confea, Joel Krüger, que tinha outro compromisso na oportunidade.

A SOEA é considerada o maior evento da área tecnológica do Brasil e este ano superou as expectativas dos profissionais do Sistema Confea/Crea, pelo número de inscritos, pela dinâmica dos trabalhos e pela troca de experiências. Simultaneamente à Semana, aconteceu o V Contecc, Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia, com exibição de trabalhos.

No último dia de atividades foi realizada a leitura do documento final do evento: a Carta de Maceió, assinada pelo colegiado das entidades nacionais que integram o Sistema Confea/Crea.

A Carta, cuja leitura na solenidade foi acompanhada atentamente pelo público, destaca que “em tempos marcados por enormes incertezas e pelo retrocesso generalizado”, com o “deliberado desmonte da economia nacional e do patrimônio público”, “é necessário que o Brasil preserve a Democracia e reencontre o seu destino”.

A próxima edição da SOEA, a 76ª, já tem local definido: será em Palmas, no Tocantins. Fundada em 1989 e hoje com 300 mil habitantes, Palmas é a última capital planejada do século XX.

Eng. Carlos Marcassa (conselheiro Crea-SP), eng. Vinícius Marchese (presidente Crea-SP),eng. Samuel Flora (inspetor Crea-SP), eng. José Carlos Carneiro (presidente AEAS) e eng. Rafael Janeiro (gerente Crea-SP)

Eng. agrônomo Ricardo Ramalho, eng. aeronáutico Maurício Pazini e o eng. José Carlos Carneiro

 

Eng. Joel Krüger, presidente do Confea

Membro da diretoria da AEAS e inspetor do Crea-SP, o eng. Samuel Flora durante palestra

A SOEA atraiu 3 mil participantes em Maceió/AL

Engenheiros José Carlos Carneiro e Vinícius Marchese, presidentes da AEAS e do Crea-SP, respectivamente

Veja também