AEAS fecha parceria com o Programa de Assistência Técnica da COHAP!

A AEAS firmou uma parceria com a Companhia Municipal de Habitação Popular (Cohap) e com a Universidade de Sorocaba (Uniso) por meio do curso de Arquitetura e Urbanismo. O intuito é oferecer Assistência Técnica à Regularização de Construções, à Reformas e Melhorias na moradia popular e oferta de plantas de Moradias Econômicas.
A Companhia Municipal de Habitação Popular (Cohap) foi criada em dezembro de 1995, desde então, organiza e executa programas habitacionais populares para oferecer meios de moradia para a população de baixa renda da cidade. De 2013 a 2019 a Cohap realizou 15 mil cadastros habitacionais de famílias.
O programa é voltado ao público baixa renda, de 0 a 5 salários mínimos que já possuem casas, mas precisam de auxílio técnico para reformas, melhorias ou regularização do imóvel junto à Prefeitura, visando oferecer de forma gratuita o acesso à informação e orientação, para que as construções sejam regularizadas e seguras para os moradores.
Os profissionais voluntários filiados à Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba – AEAS, serão encarregados de supervisionar os alunos nos projetos, possibilitando o acesso de pessoas com renda entre 0 e 3 salários mínimos familiar às orientações técnicas, profissionais e de consultas junto a Prefeitura de Votorantim. O curso de Arquitetura e Urbanismo terá como objetivo oferecer Assistência Técnica à Regularização de Construções, à Reformas e Melhorias – ATHIS – na moradia popular e oferta de plantas de Moradias Econômicas.
O perfil das edificações será baseado em terrenos com área de até 200 m² (duzentos metros quadrados) para habitação de interesse social ou popular com gabarito de altura máxima igual a 2 (dois) pavimentos. Será admitida mais de uma unidade imobiliária por terreno, desde que com acessos independentes por via oficial de circulação;
O uso misto (residencial e não residencial) da unidade imobiliária, desde que a área não residencial da unidade imobiliária não ultrapasse 50% (cinquenta por cento) da área total construída e a ampliação do edificação existente para a implantação de outra unidade residencial será admitida, desde que o somatório da unidade existente com a unidade nova, não ultrapasse a área total construída de 140m² (cento e quarenta metros quadrados).
Para realizar o cadastro para ser beneficiado com uma moradia mais digna, é necessário documentos como RG, CPF, documento de propriedade (escritura registrada em cartório de imóveis, ou contrato de compra e venda, ou IPTU cadastrado há mais de cinco anos), comprovante de residência (preferencialmente conta de água) e comprovante de renda.

Através deste cadastro a população tem acesso aos programas e projetos oferecidos pela Companhia, por isto, é necessário manter os dados sempre atualizados.
Para mais informações, entre em contato com a Cohap, por meio do número (15) 3353-8674 ou (15) 3353-8675 ou presencialmente, na avenida Moacir Oséias Guiti, número 51, das 9h às 16h.

Veja também