AEAS apoia a Campanha Setembro Amarelo

A AEAS apoia a campanha Setembro Amarelo, que valoriza a vida e associa a cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, em 10 de setembro.
No Brasil, a campanha foi criada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).
A escolha da cor amarela para representar a valorização da vida foi inspirada na história de Mike Emme, de 17 anos, que se suicidou na década de 1990, no Colorado (EUA).
Conhecido como Mustang Mike, parecia ser apaixonado pela vida e bastante alegre para todos. Ele foi encontrado sem vida dentro de seu Ford Mustang amarelo, que havia reformado pouco tempo antes. No seu velório, amigos levaram bilhetes com laços amarelos, com a escrita “Se você precisar, peça ajuda”.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), foi contabilizado no Brasil em 2016, 6,1 suicídios a cada 100 mil habitantes. Os números continuaram crescendo, principalmente entre a faixa etária de 15 a 29 anos.
Toda vida importa!

Veja também