4º Dia do Kick-Off teve como temas as profissões do futuro e tecnologias do futuro com Sandro Vidotto e Eliney Sabino

No 4º dia do Kick-Off 2021 AEAS, Sandro Vidotto falou sobre as profissões do futuro. Começou apresentando a Athon, que é a nova Esamc em Sorocaba, com a mesma pegada de sempre.

As escolhas profissionais, por vezes mal efetuadas, trazem profissionais perdidos no mercado. Muitos ainda veem o seu trajeto como um trajeto em que não consegue vislumbrar o futuro. Outra questão é a Síndrome de STU, baseada em Stuart Sutcliffe, que era de uma banda, que ainda não chamava The Beathes, e a abandonou porque não achava que iria para frente, e morreu de um aneurisma aos 27 anos. Ainda sobre como ganhar dinheiro na profissão.

Iniciou a palestra falando de Felicidade. A maioria dos infartos acontece nas segundas-feiras entre 8 e 9h da manhã. “Isto tem a ver com a escolha de carreira ou estar em uma carreira que não faz a pessoa feliz”, afirma Vidotto.

A felicidade está aliada há algumas coisas. O poder, quando tem objetivo e deixam fazer do nosso jeito e não ao contrário. A influência, ser bom naquilo que eu faço e vem tirar dúvidas em eventuais situações comigo. O significado, entender o porquê estou fazendo aquilo e para quem. “Trazer estas três coisas para sua profissão, será uma parte importante para sua vida e não acabar enfartando na segunda-feira”, ressalta.

Marketing Pessoal, é você falando sobre você, apenas uma promessa. Está sendo substituído por Imagem Reputacional são os outros falando de você. “Cuidado ao fechar portas. São pessoas que podem abrir portas”.

Competência necessárias:

Ter Facilidade de Comunicação, capacidade de expor ideias claras, ter opinião aprofundada e sem preconceito sobre as coisas e apresentar ideias e projetos de forma profissional e persuasiva.

Ter Postura profissional: Conduta ética no exercício da profissão, equilibro emocional, etiqueta profissional.

Relacionamento Interpessoal: capacidade de interagir, respeitar as diferenças, empatia.

Gerenciamento e entrega: capacidade de planejar, dirigir e controlar um projeto, concentra-se em solução, compromete-se com resultados e prazos de entrega.

Teoria Posicionamento – temos na nossa cabeça um arquivo com gavetas etiquetadas e como colocar a minha pasta como a número um quando a pessoa puxar a sua gaveta. Estar em evidência na carreira.

Verifique: Seu nome está certo? Defina-se! Sua empresa está indo pra algum lugar? Seu chefe está indo pra algum lugar? Comunique seus resultados.

Onde está o dinheiro. As pessoas que ganham dinheiro, elas têm o VIRE. O que você faz é valioso paro mercado, o mercado quer? É raro? Você tem exposição?

Pensa em construir carreiras raras: juntar duas coisas que podem parecer absurdas, mas me torno um profissional raro naquele tipo de atividade: Mark Zuckerberg que uniu tecnologia da informação com psicologia e deu no facebook.

Lembre-se: Life long learning – estudar a vida inteira. Adquirir novas competências e habilidades.

A partir de 2025 e 2030, já terão pelo menos duas carreiras. 2035 os skills técnicos vão se desatualizar a cada 4 anos. E está se falando em prazo de validade de diploma.  “T-Shaped – generalista ou especialista. Mas no conceito modelo T – seja as duas coisas”, finaliza.

Eliney Sabino, coordenador da Facens, iniciou falando em qual importante é contribuir para a vida das pessoas. “Maior legado é deixar o que sei para outros”.

Além disso, falou so sorteio de uma bolsa de pós-graduação da Facens. O interessado que assistiu as palestras deve se inscrever por meio do QR Code, disponibilizado até amanhã (29) e o sorteado será anunciado ao fim da palestra de sexta-feira, no kick-Off 2021

A educação não está acompanhando o trabalho ao longo dos séculos, o intuito é justamente fazer isso. Não decorar, mas pensar nas questões e soluções. “Inovação vem de gente e não de máquina”, ressalta.

Ele também citou o Life Long Learning, tamanha a importância do assunto. “Uma técnica usada por grandes corporações e continuará a ser aplicado”, ressalta Sabino

Há muitas aberturas vagas em tecnologia, por conta da utilização da tecnologia. A tecnologia, segundo Sabino servirá para auxiliar a rotina, qualidade de vida e saúde humana. “Serão em diversos âmbitos, como a construção de casas em 24 horas com impressão 3D”, explica.

Sabino demonstrou um robô que responde a perguntas cotidianas, fala outro idioma, entre outras coisas. O que há 10 anos atrás, um cachorro robótico tinha dificuldades em se manter em pé, o de hoje está com movimentos quase iguais ao de um cachorro verdadeiro. Será utilizado para facilitar a vida humana e proteger, para situações de alta periculosidade”, ressalta.

Também falou de malefícios. Sobre as Fake News, as montagens, mas ao mesmo tempo também há tecnologia para verificar se é verdade ou mentira.

Tecnologia aplicada na biomedicina. “Avanço significativo na criação de órgãos, para quem precisa de um transplante, por exemplo. Hoje ainda feito em animais”, afirma.

Para formar o aluno em tecnologia, ele deve estar no mercado antes de terminar o curso. “Não dá para esperar o aluno formar para ele experimentar vivencias reais, ele pode ter a experiência e empreender, ganhar dinheiro com isso”, afirma.

“O que é produzido é colocado em teste para ver se o que é aceito em feitas e competições poderá ou não se usado no mercado. É o que a Facens faz”.

Veja também